Projeto nacional Epicovid-19 segue a todo vapor em Prudente

Cidade foi escolhida para participar do levantamento que é uma parceria do Laboratório Mastellini com a Unifesp e o Laboratório Hermes Pardini; 150 moradores já tiveram amostras coletadas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 04/02/2021
Horário 06:15
Em Prudente já foram coletadas 150 amostras para o estudo
Em Prudente já foram coletadas 150 amostras para o estudo

O projeto nacional de pesquisa Epicovid-19 – BR 2: Inquérito Nacional de Soroprevalência de Acesso Expandido, que é o mais amplo estudo sobre a prevalência de infecção pelo Sars-CoV-2 realizado no país, já coletou amostras de sangue de 150 moradores de Presidente Prudente, cidade que foi escolhida para integrar o banco de dados que fundamentará o estudo. De acordo com o Laboratório Mastellini, responsável por visitar as residências e colher o material, ainda há certa resistência por parte dos moradores que desconhecem o estudo. “Os colaboradores estão sempre identificados com crachás, e, na dúvida, a população pode ligar no laboratório para confirmar a veracidade da pesquisa”. 
Conforme noticiado por este diário, o Laboratório Mastellini, em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), participa por um período de 30 dias do projeto nacional de pesquisa conhecido por Epicovid-19. Ao todo, aproximadamente 600 pessoas participarão da pesquisa domiciliar em Presidente Prudente.
Conforme a gerente da unidade do laboratório em Prudente, Joise Guimarães, já adiantou anteriormente, quatro colaboradores irão percorrer 25 regiões da cidade já pré-estabelecidas, sendo que oito casas participarão em cada uma das regiões. “Faremos a coleta biológica da população para este projeto, completando com um questionário de estudo da prevalência de infecção do Covid-19 no Brasil, para cada morador participante”.  
Após a coleta, identificação das amostras e preparação, o material será enviado ao Laboratório Hermes Pardini, outro parceiro da iniciativa que irá realizar os exames. “A intenção é mostrar o impacto da Covid-19 no Brasil e levantar dados em cima disso, como, por exemplo, a subnotificação dos casos e o perfil das pessoas que tiveram contato com o vírus”.
Um diferencial dessa pesquisa domiciliar é que o morador participante terá a oportunidade de saber o resultado do exame, em um prazo aproximado de 12 dias. 

SERVIÇO
Para entrar em contato com a unidade do laboratório em Prudente, basta ligar para os números (18) 99735-5652 ou (18) 3928-4938. 

Foto: Cedida

mais amplo estudo de infecção pela covid-19 no brasil coleta sangue de moradores de presidente prudente
Colaboradores percorrem 25 regiões de Prudente para coletar amostras

SAIBA MAIS

Prudente é escolhida para participar do projeto nacional Epicovid-19

Publicidade

Veja também