Projeto prepara cidades da região para ampliar mercados de produtos de origem animal

Iniciativa do Ministério da Agricultura é desenvolvida pelo Ciop para permitir que produção regional seja comercializada para todo o território nacional

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/10/2022
Horário 17:59
Foto: Ciop
Primeira oficina presencial do projeto ocorreu nessa quinta, em Prudente
Primeira oficina presencial do projeto ocorreu nessa quinta, em Prudente

O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) deu o pontapé inicial ao projeto ConSIM, que visa preparar os municípios da região de Presidente Prudente para a adesão ao Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Por meio da iniciativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), as empresas da região poderão vender sua produção para todo o território nacional desde que cumpram as exigências do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), agora com reconhecimento de equivalência à inspeção federal.

A primeira oficina presencial do projeto ConSIM ocorreu nessa quinta-feira, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, e contou com a presença de representantes dos municípios de Caiabu, Dracena, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Lucélia, PirapozinhoPresidente BernardesPresidente Epitácio, Prudente, Sandovalina e Santo Expedito.

Segundo o Ciop, na ocasião, foram discutidos temas como a ampliação de mercados de produtos de origem animal para consórcios e a elaboração e implantação de programas de autocontrole.

O consórcio destaca que a iniciativa vai levar conhecimento técnico aos produtores, debatendo temas importantes para atendimento à legislação e aumentando, desta forma, a competitividade dos empreendedores.

De acordo com o Mapa, quando um município ou consórcio decide aderir ao Sisbi, ele poderá acumular benefícios como a melhoria na prestação dos serviços à população, a garantia de alimentos seguros, o respeito ao Código de Defesa do Consumidor e o estímulo à formalização de agroindústrias.

“Mas os grandes trunfos desse reconhecimento são, sem dúvida, a ampliação do mercado consumidor para as agroindústrias inspecionadas, o incremento da geração de emprego e renda, com fixação da mão-de-obra no campo, e a atração de mais agroindústrias para a região”, expõe a auditora fiscal agropecuária da SFA-SP (Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo), Amélia Cristina Teixeira.

O Brasil tem 34 municípios e 14 consórcios públicos intermunicipais com adesão ao Sisbi-POA. O Ciop é um dos primeiros consórcios paulistas a entrar para o grupo. “A adesão ao Sisbi é um processo rigoroso, que exige adequações legais e estruturais, mas os resultados apontam que as cidades já contempladas com esse reconhecimento estão atraindo novas agroindústrias, gerando mais empregos e mais renda para seus moradores. Algumas empresas contempladas têm dobrado e até triplicado sua produção”, ressalta o Mapa.

Publicidade

Veja também