Projeto Primeira Página incentiva a leitura com oferta de livros gratuitamente

Em sua sexta edição, entrega dos livros está marcada para o dia 25 de novembro, às 9h, na Praça Nove de Julho, em Prudente

VARIEDADES - ANNE ABE

Data 22/11/2017
Horário 12:22

Com o intuito de incentivar a leitura e a circulação de livros, a 6ª edição do Projeto Primeira Página irá ocorrer no dia 25 deste mês. “Pegue, Leia, Doe” é o lema que rege a biblioteca ao ar livre que se formará a partir das 9h, na Praça Nove de Julho, no centro de Presidente Prudente. Para esta edição, cerca de 400 livros já foram arrecadados desde a última realização, que se deu em agosto deste ano, e outros 200 são esperados no dia da ação, para serem disponibilizados à população, gratuitamente.

Os resultados do projeto, que é realizado desde 2014, já são vistos por seu idealizador, o professor Edson Teixeira Lopes. Conta que está recebendo cada vez mais livros para a doação e, algumas vezes, é o mesmo exemplar que foi doado na edição anterior, o que significa que o livro está circulando e os objetivos estão sendo alcançados. “Alguns alunos falaram que começaram a ler mais depois do projeto. Até pessoas que não liam nada começaram a se interessar. Tive alunos do 3º ano do ensino médio, que nunca tinham lido um livro inteiro na vida, mas pegaram um no projeto e continuaram”, relata.

Na escola onde atua, o professor nota que cerca de 10% de todas as salas que ministra aula não lê frequentemente e o número se torna mais expressivo nas séries iniciais. Edson acredita que isso é um reflexo das facilidades tecnológicas que são oferecidas aos jovens. “Penso que a leitura tem que começar desde muito cedo. Acho que o gosto não precisa ser só de leitura propriamente, mas gostar de histórias, mesmo sem saber ler. Infelizmente isso não acontece em todas as famílias”, pontua.

A realidade encontrada é o que motiva o professor a continuar com a ação, com a qual busca revertê-la. “Além de incentivar a leitura, impede que o livro fique parado em casa. Tem pessoa que chega a guardar o exemplar por mais de 30 anos e ele acaba se deteriorando na estante e não circula. Falta apoio das famílias, porque quando eu era criança, tinha contadores de histórias. Preferia ouvir as histórias a brincar na rua. Quando eu aprendi a ler, procurei os livros na biblioteca”, expõe.

 

Primeiro passo

O projeto foi criado a partir de uma lembrança de infância do professor. Relata que quando era pequeno seus pais e tios sempre contavam histórias a ele. Uma atitude pequena, mas que despertou seu interesse pela literatura, antes mesmo de saber ler. Ainda criança, não tinha condições de comprar livros, assim, visitava a biblioteca municipal com frequência. “Quando eu cresci, sempre me lembrava dessa época e os poucos livros que eu tinha, deixava na praça para quem quisesse. Hoje, nas salas de aula, sempre proponho a leitura aos meus alunos”, conta.

Para atender um público maior, Edson resolveu pedir ajuda da comunidade. Com isso, o resultado da arrecadação acabou o surpreendendo. Em apenas uma hora, conseguiu distribuir todos os 100 livros que possuía. “Vi que deu certo e comecei a repetir todos os anos. Comecei a receber mais livros do que podia guardar e, por isso, criei mais uma data para a entrega. Agora, faço duas vezes por ano”, afirma.

“Para tudo o que vamos fazer temos que dar o primeiro passo. No livro é a mesma coisa, tem que começar a ler, passar da primeira página. Sempre falo que, se você ler cinco livros, não para mais de ler”, explana o professor sobre como surgiu o nome do projeto. Por fim, além de lembrar a época da infância, a iniciativa “prioriza aqueles que não têm condições e desperta o gosto pela leitura em uma criança ou um adolescente”, finaliza.

 

DOE UM LIVRO

Quem quiser ajudar com o Projeto Primeira Página, a partir de doações de livros, os exemplares podem ser entregues na Escola Estadual Professor Hugo Miele, onde o idealizador, Edson Teixeira Lopes, leciona. A unidade atende das 7h às 18h e nas férias o expediente passará a ser das 8h às 16h. Mais informações no (18) 99685-1769.

Publicidade

Veja também