Projeto promove educação no trânsito em 11 escolas

“A melhor lei do trânsito é a educação e, por meio do projeto, as crianças vão crescendo e amadurecendo no sentido de respeitar as normas", ressalta.

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 12/03/2015
Horário 08:01
 

Com o objetivo de promover a educação no trânsito para crianças do ensino fundamental I, Presidente Prudente recebe pela quarta vez consecutiva o projeto Clube do Bem-Te-Vi. As atividades desta edição do programa tiveram início ontem, na Escola Municipal Odette Duarte da Costa, localizada no Jardim Morada do Sol. O projeto é uma parceria do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), com a Polícia Militar e prefeitura, e segue até o dia 20 de março, no entanto, o cronograma das demais escolas contempladas pela ação não havia sido definido até ontem. Ao todo, 11 unidades receberão o projeto.

Jornal O Imparcial Ação foi apresentada ontem na escola Odette Duarte da Costa

Conforme a diretora da escola Odette Duarte da Costa, Sirlei Oliveira, o projeto auxiliará a unidade a fazer a diferença na comunidade. "Nós temos o compromisso em formar cidadãos, pessoas conscientes, responsáveis um pelo outro, e o projeto auxilia a gerar nessas crianças o padrão moral de que é preciso ser responsável no trânsito", acrescenta. Criado em 1990, o Clube do Bem-Te-Vi tem a finalidade pedagógica de educar para o trânsito as crianças durante o período escolar.

De acordo com o titular da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo de Oliveira Bosquet, 98% de todos os acidentes de trânsito são ocasionados por imprudência e negligência dos motoristas que não obedecerem as devidas sinalizações. "A melhor lei do trânsito é a educação e, por meio do projeto, as crianças vão crescendo e amadurecendo no sentido de respeitar as normas", ressalta.

As crianças aprendem noções de segurança no trânsito, qual a forma correta de atravessar a rua, como usar o cinto de segurança, os devidos cuidados com brincadeiras nas vias públicas e regras para a condução de bicicleta.

Segundo o cabo da PM (Polícia Militar), João Carlos, as atividades são devidamente pensadas para serem efetuadas. "Nós fazemos uma palestra de forma lúdica, falando sobre os conceitos básicos de segurança no trânsito, apresentamos os equipamentos que são necessários para essa segurança no trânsito e depois assistimos um vídeo com eles", detalha.

Os alunos que possuem a oportunidade de participar do projeto acreditam que terão outros ganhos futuros, pois a ação educativa ensina como se portar na sociedade. Para a aluna Débora Karen Delmiro, 10, o projeto a ajudará nas futuras escolhas. "Com esse programa, certamente terei mais oportunidades", pontua.

 

Material didático

Os estudantes que participam recebem cartilhas educativas de trânsito com as principais orientações abordadas. Também é distribuída uma carteira de habilitação mirim, além de um talonário de multas mirim, para incentivar os estudantes a agirem como verdadeiros agentes de trânsito.
Publicidade

Veja também