Projeto utiliza o teatro para educação ambiental

“Cerca de 32 escolas estão participando deste momento. Esperamos receber a visita de 2 mil crianças para assistir esta apresentação", comenta.

VARIEDADES - Rogério Lopes

Data 21/05/2014
Horário 08:03
 

Com o objetivo de promover a consciência ambiental, o projeto Viver no Campo realizou ontem a apresentação de uma peça de teatro para alunos de escolas de ensino fundamental de Presidente Prudente. A atividade faz parte da Semana Municipal do Meio Ambiente e vai até dia 29 de maio. O evento ocorre em dois períodos, às 9h30 e às 13h30, em uma tenda montada no Parque do Povo.

Segundo Ondina Barbosa Gerbasi, secretária municipal de Educação, esta iniciativa visa levar o aluno à "uma aula diferente", onde o aprendizado é feito através da arte. "Queremos levar cultura e informação de uma forma dinâmica a estes alunos. Eles vão aprender a importância do meio ambiente, como cuidar da natureza, em um contexto mais atrativo e de fácil assimilação", ressalta. A secretária lembra que a educação ambiental começa desde cedo e é de responsabilidade de todos. "Cerca de 32 escolas estão participando deste momento. Esperamos receber a visita de 2 mil crianças para assistir esta apresentação", comenta.

Jornal O Imparcial Espetáculo mostra o papel da natureza na vida do ser humano

Gerbasi afirma que esta iniciativa está sendo "abraçada" por todos, com muito carinho e dedicação. "Isto é a prova que um trabalho em conjunto visando à educação dá muito certo. Aqui temos a presença de membros de outras secretarias, assessores, coordenadores do projeto, professores e alunos. É uma alegria promover e incentivar o ensino a todos", completa.

Para Michele Martins, 29, coordenadora do projeto, a intenção é mostrar para as crianças o papel da natureza na vida do ser humano. "O teatro prende a atenção, é uma arte que envolve e faz refletir. Os alunos vão ter a possibilidade de conhecer, por exemplo, o personagem Algodão, responsável por fazer a camiseta que vestimos", explica.

Ela conta que o projeto Viver no Campo está inscrito no Ministério da Cultura, o que dá a oportunidade de levar o espetáculo para as cidades que mantém o foco na área ambiental. "Este é um projeto sério, queremos cuidar da parte do desenvolvimento social do cidadão. O teatro é um instrumento completo, unimos arte, educação e entretenimento na promoção da consciência ambiental", finaliza.

Segundo Fernanda Schauruch, 36, secretária executiva da Fundação John Deere, ser parceiro de algo que contempla a questão ambiental e a sustentabilidade, é de extrema gratidão. "Estamos aqui cuidando do futuro do País, e apoiar campanhas e eventos deste aspecto faz parte da nossa missão", completa.

Maria Fernanda Alves de Oliveira, 6, aluna da Escola Municipal Ludovica Ligabo Rodrigues, demonstrou alegria em participar do evento. "Achei muito interessante. O teatro mostrou como devemos cuidar da terra para as plantinhas nascerem bonitas. É igual fazemos lá na horta", lembra.
Publicidade

Veja também