Projeto vem mostrar a necessidade da fraternidade

EDITORIAL -

Data 16/03/2022
Horário 04:15

Quem nunca teve ou tem uma “farmacinha” em casa? Principalmente quando há crianças... Apesar da automedicação não ser recomendada e trazer diversos riscos à saúde, é bastante comum a pessoa comprar e ter guardados para uma eventual “emergência”, remédios para febre, dor de cabeça, azia e até para dores musculares. 
O aumento no consumo de medicamentos, a impossibilidade de fracioná-los, a prescrição incorreta e a distribuição de amostras-grátis facilitam presença do estoque domiciliar de remédios. Muitas vezes, você nem vai usar mais o medicamento. Ou ele já até venceu e continua ali sem utilidade nenhuma, apenas ocupando espaço.
Mas você sabia que todo remédio que você não estiver usando mais pode servir outras pessoas? Ele pode ser doado à Farmácia Solidária da Paróquia Mãe da Igreja, de Presidente Prudente. Basta levar até o Seminário Diocesano, na secretaria paroquial da igreja ou na Associação O Amor é a Resposta, onde uma equipe de voluntários fará a triagem para saber quais poderão ser utilizados e, mediante a apresentação de receita, serão doados a quem precisa.
Todos os tipos de remédios são bem vindos, mesmo aquele com muitos ou poucos comprimidos na cartela, em vidros, em prazo de validade ou já vencido.
A falta de informação muitas vezes gera dúvida sobre o que fazer quando os medicamentos vencem ou, simplesmente, não são mais utilizados. Além de ajudar quem precisa da medicação, e com certeza não são serão poucas pessoas, o projeto contribui para a conscientização da população quanto à importância do descarte correto de medicamentos, de modo que não gere danos ao meio ambiente e à saúde pública. 
Remédios que iriam para a incineração e causariam poluição vão para pessoas que precisam deles e não têm condições. O projeto vem pra somar, pra ajudar, pra mostrar que juntos podemos fazer a diferença. Vamos colaborar! 
 

Publicidade

Veja também