Projeto virtual enfatiza alfabetização afetiva

No Facebook, cinco psicólogos promovem o compartilhamento de informações, que visam facilitar as trocas interpessoais nas mais variadas áreas e em diversos períodos da vida

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/08/2020
Horário 15:13
Cedida - Alcione Candeloro Ricci é orientadora do Projeto Alfabetização Afetiva
Cedida - Alcione Candeloro Ricci é orientadora do Projeto Alfabetização Afetiva

Manter uma relação saudável em toda a sua amplitude faz a diferença na vida de qualquer pessoa. Pensando nisso, a psicóloga clínica, especialista em educação e terapia de família e casal, Alcione Candeloro Ricci, criou o projeto Alfabetização Afetiva, uma página no Facebook destinada ao compartilhamento de informações, com o objetivo de facilitar as trocas interpessoais nas mais variadas áreas e em diversos períodos da vida. O projeto conta também com a parceria dos psicólogos Claudia Molina, Diego Candeloro Falco, Laiz Lima Ricci e Marília Candeloro Cunha
Atendendo em consultório há 39 anos, Alcione, que é coautora do livro “Cadê os Limites”, diz que quando pensamos nos esforços das pessoas em se instrumentalizarem para uma maior eficiência em relação aos aspectos profissionais é possível ver o tempo que é gasto nesse processo. “Vamos concordar que é necessária essa instrumentalização para o domínio cada vez maior de técnicas e conceitos, pois são recursos necessários para o desempenho profissional. Ocorre que a mesma importância e tempo deveria ser dada para uma instrumentalização afetiva, o que não acontece, gerando inúmeras dificuldades nas trocas interpessoais e nos mais variados períodos da vida. Então, carecemos dessa alfabetização afetiva”, enfatiza.

Proposta de conhecimento

Através desta proposta de conhecimento, o espaço terá a contribuição de especialistas em várias áreas da psicologia, para que o internauta possa se alfabetizar afetivamente, e se instrumentalizar para as trocas que se estabelecem em sua vida. Para tanto, àqueles que têm uma relação afetiva e pretendem torná-la mais saudável, encontrarão dicas e sugestões para ampliar a possibilidade de uma relação produtiva e feliz para ambos. Além disso, se você quer ser pai ou mãe e gostaria de agregar conhecimento em relação aos comportamentos saudáveis ou não nas fases de desenvolvimento, também encontrará na página orientações seguras – o mesmo ocorre com a colocação de limites. Na plataforma também será possível encontrar orientação vocacional, bem como um espaço para questionamentos e reflexões que proporcionará à pessoa a oportunidade de se conhecer melhor e aprender a lidar com os sentimentos. 
O projeto Alfabetização Afetiva, além de disponibilizar orientações, também ofertará cursos para as mais variadas situações e fases da vida. “Todas essas dificuldades cotidianas serão orientadas por profissionais competentes e especialistas na área da psicologia”, explica Alcione.
 

Parceria profissional

Tendo Alcione Candeloro Ricci como orientadora, o projeto também conta com a parceria da psicóloga clínica, licenciada em pedagogia, especialista em psicoterapia psicanalítica, e psicoterapia familiar e de casal, Marília Candeloro Cunha, que soma 37 anos de experiência clínica, promoção de palestras e cursos em Marília (SP), além de ser coautora do livro “Cadê os Limites”. 
A psicóloga clínica Laiz Lima Ricci também integra o time de profissionais com sete anos de experiência. Atualmente, ela é especialista em neuropsicologia pela USP (Universidade de São Paulo), em hipnose com crianças e adolescentes pela Dave Elman Hypnosis Institute (Estados Unidos), e practitioner em PNL (programação neurolinguística) pelo Instituto Português de Hipnose. 
Outro psicólogo que estará engajado nas ações será o Diego Candeloro Falco, atualmente especialista em terapia cognitivo comportamental, e cofundador da Falco & Ricci Qualidade de Vida, do site e YouTube (falcoericci.com.br e Terapia Cognitiva Online). Além de contar com 6 anos de experiência clínica, Diego também é autor best-seller na Amazon na categoria Psicologia Clínica, colunista do site Maracanã Assistência onde fala semanalmente sobre luto, e produtor e professor de cursos on-line sobre terapia cognitivo comportamental.
E, para completar a equipe de profissionais a psicóloga clínica Claudia Molina, que é especialista em psicoterapia psicanalítica, com experiência em orientação vocacional e profissional de jovens na modalidade individual, grupal e institucional. Claudia também ministra palestras na área da psicologia em Presidente Prudente e região.

SERVIÇO
O projeto Alfabetização Afetiva está disponível no Facebook @alfabetizacaoafetiva. A página é atualizada constantemente com vídeos e reflexões sobre variados temas.

Publicidade

Veja também