Projetos plantam 500 mil mudas em Prudente

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 10/06/2016
Horário 11:38
 

Os projetos de arborização desenvolvidos pela Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com entidades, empresas e organizações, plantaram cerca de 500 mil mudas de árvores em dois anos. O Prudente Mais Verde está entre eles e é o mais ativo atualmente, mas a cidade também já desenvolvia outros trabalhos de compensação ambiental.

As mudas estão ainda em fase de desenvolvimento, mas a previsão é que em cerca de 4 a 5 anos elas atinjam tamanho e folhagem adulta. De acordo com a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Prudente possui hoje aproximadamente 110 mil árvores adultas. "O projeto continua e o intuito é reflorestar ainda mais a cidade nos próximos anos", comenta o titular da pasta, Wilson Portella Rodrigues.

De acordo com o balanço do secretário, cerca 316 mil árvores foram plantadas em parcerias firmadas com a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e demais empresas para compensação ambiental em área da Prefeitura e territórios do Estado. Loteamentos, condomínios e empreendimentos também receberam 80 mil mudas de árvores, e 70 mil foram plantadas em eventos comemorativos, com parcerias de associações, entidades, clubes de serviços, faculdades e escolas. "O trabalho é realizado sempre de forma conjunta, e tem participação direta da comunidade", relata.

Deste total plantado, cerca de 20% acaba por não resistir e morre. Mas a perda é pequena em relação às árvores que vingam. Segundo Portella, o número exigido por algumas entidades ambientais é que tenha uma árvore adulta por prédio ou construção, e isso colocaria Prudente com número equilibrado no índice de arborização. Outras entidades internacionais, ligadas à ONU (Organização das nações Unidas), falam em um por habitante por árvore, algo em torno de 220 mil, no caso de Prudente.

"Quando as mudas de hoje estiverem com copas formadas, estaremos entre as cidades mais arborizadas do  Brasil", expõe o secretário.

Para o promotor do Meio Ambiente Urbano, André Luis Felício, o projeto tem surpreendido com a adesão da população. "Sempre teve nosso apoio. Sua importância extravasa o aspecto visual e beneficia não só a qualidade do ar, mas também o próprio clima local, já que possibilita, inclusive, diminuição da temperatura média local em médio e longo prazos", relata.

 

Autoria do projeto


O Prudente Mais Verde é um projeto de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Enio Luiz Tenório Perrone (PSD), que foi acatada pela Prefeitura e também é desenvolvido com uma série de parcerias.  "Estou muito satisfeito. E a minha ideia é que criemos pequenas matas e bosques dentro da cidade. Nossa iniciativa não envolve plantação de árvores nas ruas e avenidas, até porque tem muitos problemas com as raízes nas calçadas e a fiação elétrica", relata.

Segundo Enio, o projeto plantou mais de 150 mil mudas. O objetivo é a conscientização ambiental e a defesa do meio ambiente, combate à poluição e melhoria estética do município. "Tem que ser contínuo. Com isso, podemos reduzir em até 5ºC o calor de Prudente, além da melhoria da qualidade do ar. Não temos data para parar e queremos que nunca pare", afirma.

Veja também