Pronto para ser reinaugurado, Camelódromo receberá nome da educadora Dona Ana em Prudente

Câmara aprovou proposta que trata sobre designação durante sessão ordinária realizada nesta segunda; professora morreu em 10 de novembro de 2022

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/06/2023
Horário 14:30
Foto: Arquivo
Além de educadora e vereadora, Dona Ana foi fundadora da Unoeste
Além de educadora e vereadora, Dona Ana foi fundadora da Unoeste

A Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, o substitutivo ao PL (projeto de lei) nº 878/18, de autoria do prefeito Ed Thomas (sem partido) e dos vereadores da casa, que dá o nome da professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, a Dona Ana, ao Camelódromo, instalado na Praça da Bandeira. A educadora morreu em 10 de novembro de 2022.

Na justificativa da propositura, consta que o shopping popular encontra-se em vias de ser reinaugurado após total remodelação e, agora, busca-se homenagear a educadora, ex-vereadora e "figura de máxima importância para o desenvolvimento da Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], ao lado do seu esposo, o saudoso professor Agripino de Oliveira Lima".

Trajetória da professora

Dona Ana nasceu em Gália, pequena cidade do interior paulista, no dia 13 de março de 1930. Fez o primário lá e o ginasial e o normal em Guaratinguetá (SP). Formou-se professora em 22 de dezembro de 1950. No dia 17 de fevereiro de 1951, começou a dar aula. Era numa escola rural, próxima à fazenda que seu pai administrava.

Em 1953, casou-se com Agripino de Oliveira Lima Filho, quando sua família havia se transferido para Garça (SP). Dona Ana já dava aulas e Agripino também formou-se professor. Durante quase 17 anos dirigindo escolas, Dona Ana trabalhou no Jardim Planalto e na Escola José Carlos Pimenta, em Presidente Prudente. Aposentou-se em 19 de junho de 1980. Dos quatro filhos, os três mais velhos, Augusto César, Ana Cristina e Maria Regina nasceram em Garça. O caçula, Paulo César, é prudentino. Os filhos lhe deram 13 netos, que também lhe deram seis bisnetos.

Na Unoeste, ocupou o cargo de reitora da instituição com mandato até 2015, quando já tinha iniciado um processo de sucessão administrativa por meio dos filhos e netos. Juntos, edificaram a universidade que formou mais de 120 mil profissionais e, hoje, conta com uma comunidade acadêmica de 14 mil pessoas, entre alunos e funcionários. Como educadora, Dona Ana sempre primou por aliar o ensino à pesquisa e à extensão.

Ela fazia questão de revelar que sua grande alegria era receber notícias de que seus ex-alunos alcançaram os objetivos profissionais. Apesar de cumprir com sucesso as funções administrativas, seu grande orgulho era afirmar que nasceu professora e morreria professora. Por um período, atuou no cenário político de Prudente. Em outubro de 2000, foi eleita vereadora. Exerceu o mandato até o fim (2001 a 2004), tendo aprovados importantes projetos de sua autoria.

Expediente do dia

Ainda na sessão desta segunda, os vereadores apreciaram e aprovaram outros nove projetos de leis e dois projetos de decretos legislativos. Também foram deliberados 30 requerimentos de providências e de informações, oito moções, três requerimentos de pesar e 41 requerimentos de congratulações.

Além disso, os parlamentares encaminharam ao Executivo 54 indicações de melhorias para bairros da cidade.

Houve ainda uma sessão solene para homenagem a quatro pastores evangélicos, conforme a lei nº 11.040/2022, de autoria dos vereadores Miriam Brandão (Patriota) e Demerson Dias, Demerson da Saúde (PSB).

Os trabalhos foram transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube (www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente). Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.

Publicidade

Veja também