Proposta em trâmite propõe CNPJ para startups

Ideia é possibilitar mais facilidade na hora de abrir uma empresa de inovação; processo poderá ser efetuado online

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 18/12/2018
Horário 07:44
Arquivo - Para Alessi, é preciso também facilidade para encerrar empresas
Arquivo - Para Alessi, é preciso também facilidade para encerrar empresas

Abrir uma startup pode ficar mais fácil. Isso porque está em trâmite no Congresso Nacional o PLP (Projeto de Lei Complementar) 420/2014, que propõe a criação do Inova Simples. A novidade consiste na simplificação do processo de abertura para esse tipo de negócio, além disso, possibilita que tudo seja feito online e que essas novas empresas consigam um CNPJ – já que até então não possuem reconhecimento jurídico. Essa é a alteração que mais vai beneficiar os startupeiros de plantão, conforme afirma Luís Horácio Ramos Isique, gerente da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente).

De acordo com Luís, obter o CNPJ passa uma seriedade e uma confiabilidade para o cliente e, no meio das inovações, isso é essencial. Porque, segundo explica, os indivíduos possuem uma tendência a confiar mais em pessoas jurídicas que físicas e startups são empresas novas, fundadas com base na inovação e essas, muitas vezes, são idealizadas por jovens que, para o senso comum, podem ser considerados imaturos. “O Inova Simples vai propiciar também que saiam da informalidade da inovação, além de favorecer que os projetos sejam colocados em prática”, comenta. Em outras palavras, Luís define o PLP como um “empurrãozinho” para o desenvolvimento das startups no país.

Cenário esse que, conforme expõe o gerente da Intepp, está em expansão na cidade. Diz isso porque apenas na incubadora tecnológica da cidade, atualmente, existem 19 projetos em andamento e aproximadamente 20 graduados. “Destes, cinco continuam no mercado e o faturamento chega a R$ 200 mil por mês”, conta. Outro fator que considera é a “boa receptividade” de Prudente ao meio da tecnologia e inovação. “O município conta com locais que trabalham em prol da inovação, possui programações anuais com eventos que estimulam esse tipo de cultura inovadora e tecnológica, tudo isso contribui”, frisa.

Lado ruim

No ponto de vista de Rogério Marcus Alessi, titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), existe um lado bom e um ruim a serem analisados no Inova Simples. O benefício é que, além propiciar facilidade na abertura de uma startup, a mudança pode ajudar a atrair um maior número de interessados em inovar. Porém, conforme explica, o conceito de startup diz respeito a uma empresa inovadora, normalmente ligada à tecnologia, e que não necessariamente apresenta um modelo de negócio válido ou já aceito, logo, está suscetível a dar errado.

“Esses empreendedores trabalham no campo da incerteza. Criamos uma startup sem saber se ela dará certo ou não. Pensando nisso tudo, é preciso sim que o processo de abertura seja facilitado, porém, por ser um ramo muito incerto, deve haver a mesma facilidade para o encerramento dessas empresas, pois, caso não haja, ficará complicado, porque serão muitas empresas abertas e elas têm alta taxa de mortalidade”, frisa o secretário.  

No entanto, fazendo uma análise geral, Alessi considera que, se aprovado, o projeto trará mais prós do que contras. “Todas as vezes que você facilita um processo, aumenta velocidade e diminui custo, costuma ser bem sucedido”, ressalta.

Startupeiros

Atualmente, Marcelo Vinícius Creres Rosa, 37 anos, desenvolve um modelo de negócio baseado no georreferenciamento em serviços públicos, como saúde e assistência social. A ferramenta serve para a criação de mapas a fim de possibilitar maior compreensão acerca de uma situação que envolva o bem coletivo. “Por exemplo, se ocorre um caso de dengue em um bairro de Prudente, o fiscal que visitou a casa vai passar todas as informações, vamos marcar, bem como os demais casos que surgirem. Aos poucos se cria um mapa com a localização exata de cada caso. Isso auxilia no desenvolvimento de ações de combate e também na exposição pública, com o objetivo de conscientizar a população dos casos de dengue”, simplifica.

Startupeiro de plantão, Marcelo acredita que o Inova Simples vai “facilitar muito” a vida dos empreendedores, em especial a dele, que lida com o setor público. “Qualquer projeto que envolva coisas públicas, precisa de toda uma documentação para ser colocado em prática. Ter um CNPJ facilitará muito a realização, de fato, das minhas propostas”, expõe.

Publicidade

Veja também