Propriedade rural localizada em Dracena obtém sucesso em IATF 

Cristiano Machado

A Estância TK investe em melhoramento genético há seis anos

COLUNA - Cristiano Machado

Data 17/03/2022
Horário 06:00
Foto: Daniel Takeshita

A evolução do melhoramento genético de qualquer rebanho bovino passa pela adoção de tecnologias que viabilizem atividades essenciais, como a reprodução. A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma técnica cada vez mais utilizada para aumentar a taxa de prenhez e a qualidade dos bezerros. O Brasil é líder mundial em IATF e os números aumentam ano após ano, porque agregam um conceito fundamental na pecuária: a produtividade.
“Com a IATF, posso programar o período ideal de nascimento e consequentemente o momento exato da desmama. Além disso, a IATF propicia um número muito maior de fêmeas gerando um bezerro ao ano”, informa o zootecnista Daniel Takeshita, proprietário da Estância TK ( Dracena/SP) e consultor técnico comercial da Coimma.
Takeshita destaca resultados produtivos importantes com a técnica. “Os bezerros nascidos entre agosto e setembro pesam em média 25 quilos a mais no momento da desmama em comparação aos animais que nascem mais tarde. O maior peso ao desmame é essencial para a fazenda atingir um ganho econômico superior”.
O zootecnista reforça que “quando recebem boa nutrição, os animais oriundos de inseminação artificial agregam ainda de 15 kg a 20 kg de peso ao desmame”.
A Estância TK investe em melhoramento genético há seis anos. Nesse período, Daniel Takeshita entendeu a importância do uso de equipamentos de manejo que incorporam conceitos tecnológicos, contribuindo para o êxito da exploração do potencial da IATF, para que a fazenda e seu plantel evoluam.
Daniel utiliza em sua propriedade o tronco americano da Coimma. “Sabíamos desde o início que para o sucesso do projeto para a fazenda seria essencial utilizar equipamentos de manejo, como o Tronco Americano”, conta. Ele oferece diferenciais inovadores, como guilhotinas paralelas emborrachadas, portão protetor de coice e travas easylock.
“Entre os principais motivos para adquirir o Tronco Americano estão suas laterais anatômicas. Além de conter o animal sem violência e proporcionar conforto, ele não permite movimentos laterais da fêmea, o que facilita o procedimento da IATF”, conclui o zootecnista. As laterais anatômicas do Tronco Americano ficam localizadas no compartimento central do equipamento. Com formato retangular, os quadros de madeira se fecham de baixo para cima, imobilizando o animal de forma eficiente, sem causar estresse ou lesões na carcaça. (Da Texto Comunicação)

 


“O prejuízo dos produtores rurais com a quebra de safra de grãos soma, até o momento, R$ 91,85 bilhões. Em termos de volume, a redução do potencial é de 29,9 milhões de toneladas por conta das adversidades climáticas”.
Maciel Silva, coordenador de Produção Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na live “Agropecuária e Clima: o que esperar para a segunda safra?”, realizada terça-feira, dia 15.

"Lei da titulação de terra é ação de cidadania e justiça”, afirma secretário

O secretário de Justiça e de Cidadania de São Paulo, Fernando José da Costa, foi entrevistado do “Agro & Negócios”, da Rádio 101,1 FM de Presidente Prudente, no último domingo, dia 13. Ele abordou a lei do Executivo que transfere de forma definitiva terras pertencentes ao Estado para produtores assentados. “O título de propriedade é, de fato, um sonho, objetivo de vida de qualquer pequeno produtor rural. É o sonho que o governo do Estado realizou”, afirmou.
O gestor detalhou a lei, sancionada pelo governador João Dória (PSDB) na última semana. “É uma ação de cidadania e justiça para quem cuida da terra para o seu sustento. As famílias terão segurança jurídica para trabalhar, cultivar em sua propriedade, crescer e gerar renda e melhorar o desenvolvimento do Estado”, complementou o secretário.
O “Agro & Negócios” vai ao ar aos domingos, a partir das 7h. Confira a entrevista na íntegra no www.norteagropecuario.com.br

Foto – GovernoSP/Divulgação 

Fernando José da Costa: “O título de propriedade é, de fato, um sonho, objetivo de vida”
 

Cooperativismo de crédito: 70% dos recursos captados na poupança são investidos na região e no setor do campo

O diretor executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Gonçalves Oliveira, deu detalhes de mais uma edição da poupança premiada e destacou o quanto esta modalidade de investimento é importante para termos recursos para o setor agro.
“Ao todo, 70% do recurso captado na poupança é reinvestido na nossa região de atuação no agronegócio, setor tão importante para o crescimento da região”, afirmou. 
A promoção “Poupar e Ganhar” começa dia 14 de março e segue até dezembro, com total de R$ 2,5 milhões em prêmios. A declaração foi dada em entrevista ao programa “Agro & Negócios”, da Rádio 101,1 FM de Presidente Prudente, no último dia 13. A atração vai ao ar aos domingos, a partir das 7h. Confira a entrevista na íntegra no www.norteagropecuario.com.br

Divulgação/Sicredi 

O diretor executivo da cooperativa Secredi Rio Paraná PR-SP, Vanderlei Oliveira, foi o entrevistado do “Agro & Negócios”
 

 

Publicidade

Veja também