Próteses em 3D contribuem para sociedade mais inclusiva

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 27/07/2023
Horário 03:28

As próteses impressas em 3D representam uma notável inovação no campo da saúde e do bem-estar, proporcionando melhor qualidade de vida para muitas pessoas. Essa tecnologia revolucionária tem o potencial de transformar a vida de amputados e pessoas com deficiências físicas, permitindo que elas recuperem a funcionalidade e a mobilidade perdidas.
A impressão 3D oferece vantagens significativas na fabricação de próteses em comparação com métodos tradicionais, como moldagem manual ou fabricação em série. Alguns dos benefícios notáveis incluem personalização, menor custo, velocidade de produção, flexibilidade de design e melhoria contínua. Tudo isso graças à natureza versátil da impressão 3D, a qual permite que os designers e profissionais de saúde testem e aprimorem constantemente o design das próteses, oferecendo soluções mais avançadas e eficazes.
Como noticiado por este diário, ao longo de vários dias, o curso de Fisioterapia da Toledo Prudente, juntamente com o Espaço Maker, trabalhou no projeto de fabricação de uma prótese de membro superior para Benício Henn da Silva Blaia, de 4 anos. A prótese foi finalizada e entregue nesta semana. O resultado do projeto pôde ser visto após muitas medições e tentativas, afinal, ela teria que ser perfeita para Benício. Logo após o primeiro uso, foi nítida a felicidade do pequeno ao experimentar a prótese.
Sem dúvida, a tecnologia de próteses impressas em 3D tem o potencial de melhorar sobremaneira a qualidade de vida de pessoas como o pequeno Benício. Trata-se de uma verdadeira revolução em benefício daqueles que, por muitas vezes, precisam lidar com desafios no dia a dia devido à falta de algum membro. E à medida que a tecnologia avança, podemos esperar que suas aplicações se expandam para outras áreas da medicina e do bem-estar, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e saudável.

Publicidade

Veja também