Prova na Chácara da Encalso completou 20 anos de trilhas

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 23/06/2018
Horário 10:31
Elisabete Santos - Julio Jr., Decio Cesco e Ari Vieira, da equipe Programa de Índio
Elisabete Santos - Julio Jr., Decio Cesco e Ari Vieira, da equipe Programa de Índio

Domingo, dia 17 de junho, foi disputada a 20ª edição da Copa 98FM de Trekking em Presidente Prudente. A competição, uma das mais antigas da região e a mais antiga do Brasil na modalidade, contou com a presença de competidores veteranos e várias equipes estreantes. Como de costume, a primeira trilha do ano foi fácil, para que os competidores tirassem a poeira das botas e a ferrugem dos equipamentos guardados desde dezembro de 2017. O cenário foi mais uma vez a Chácara da Encalso que todos os anos recebe uma das etapas da competição desde os anos 90. Tita, professora da Unesp, liderou uma das equipes estreantes e se divertiu com as amigas desbravando as matas rente ao rio Cedro e arredores do condomínio Dahma 4. Silas e Marcelo Mirandola também encabeçaram novas equipes e curtiram muito os desafios durante todo o trajeto. Julio, Décio e Ari, da Equipe Programa de Índio, retornaram ao circuito após três anos e eram os mais antigos na etapa, já que participaram desde a primeira Copa em 1998. A competição, que completa 20 anos e já atraiu milhares de competidores, terá seis etapas até dezembro, e os organizadores Aristeu Penalva e Wellington Sassi prometem uma Copa agitada e com trilhas novas até o final do ano. Venceu na Categoria Trekkers a equipe de Londrina, Nada mais Justo, ficando em segundo lugar, Tartarugas Ninja, e em terceiro “Radicais Livres”. Já na Categoria Graduados venceu a equipe Os Laranjas, seguidos por Os Rangers em segundo e Os Mc Givers em terceiro. A próxima etapa está marcada para 29 de julho em local ainda a ser definido.

Informações pelo site oesteaventura.com.br ou pelo whatsApp (18) 99771.0404.

 

Bom dia

“A única perfeição é a alegria”. Lou Andreas-Salomé

 

Espetáculo

Primeiro a florir todos os anos, o ipê roxo já enfeita várias ruas de Presidente Prudente e chama a atenção dos moradores e visitantes. A árvore símbolo da cidade floresce de maio a setembro. Na sequência do ipê roxo está prevista a floração dos tipos amarelo, rosa e, por último o branco, até outubro. De acordo com Wilson Portela Rodrigues, secretário municipal do Meio Ambiente, as floradas dos diferentes ipês não seguem um calendário rígido. “Atualmente, a maior quantidade de indivíduos é roxo, mas não quer dizer que não possa haver plantas de outra cor. Eu já vi rosa, por exemplo, que é o terceiro na sequência”, disse.

 

Cursos gratuitos

Etecri (Escola de Técnicas de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) que funciona no Centro Paula Souza de Presidente Prudente oferece 300 vagas em cursos gratuitos para Grafite, Vitrinista, Recreacionista, Food Styling (gastronomia) e Técnicas de Design de Modas. As aulas terão início no dia 12 de julho.

 

Artes Integradas

Sueli Cuba finaliza preparativos para a 3ª Feira de Artes Integradas Vira Mundo, que ocorre dias 13, 14, e 15 de julho, no Rancho Cuba.

 

São João Fest

Fábio Nougueira, secretário da Cultura, alinha com a equipe a organização do São João Fest, que tem que tem cerca de 60 festas programadas nos meses de junho e julho por todos bairros da cidade, encerrando com o Arraiá do IBC nos dias 27 e 28 de julho.

 

Fejupi

Pirapozinho celebra domingo a natividade de São João Batista, o padroeiro da cidade, promovendo mais uma Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), considerada a maior festa temática do oeste do Estado.

 

Melhor prevenir

Ações preventivas simples podem evitar graves problemas de saúde, alertou o médico Henrique Salvador em sua palestra na Sipat (Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho), quinta-feira no Centro Cultural Matarazzo. De acordo com o presidente do Instituto Cesar Salvador “prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos)”.

 

Pizza

Brasão Pálace Hotel reativou sua pizzaria, especialmente para atender a população do centro da cidade, de terça a domingo, das 19h às 23h, somente serviço de delivery. É só pedir pelo fone (18) 3222-0084.

 

ZOOM Danielly Cuba, na torcida pelo Brasil. Foto: Elisabete Santos

 

TORCIDA Heloisa do Valle, Aline Maidana, Maria Fernanda Rodrigues, Fernanda Duarte e Sidney Silva. Foto: Elisabete Santos

 

Medicina terá estágio na Santa Casa de PP

Alberico Peretti Pasqualini, provedor da Santa Casa, e o diretor da Faculdade de Medicina, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba. Foto: Gabriela Oliveira

Alunos da Faculdade de Medicina da Unoeste agora contam com mais um campo de estágio em Presidente Prudente: a Santa Casa de Misericórdia. A parceria ocorre por meio de convênio de cooperação técnica e é bem vista por ambas as partes. O complexo hospitalar, por meio de seus gestores, manifestou total satisfação durante a assinatura do documento. E a Unoeste agradece a parceria com esse importante hospital, que é considerado o melhor do Estado de São Paulo com até 200 leitos. As atividades acadêmicas na Santa Casa estão previstas para começar na segunda quinzena de julho.

 

RAPIDINHAS

Muito sofrida a primeira vitória brasileira na Rússia.

Brasil estaria bem melhor se Neymar se preocupasse mais em jogar do que mostrar que é caçado em campo...

Advogado Aparecido Inácio, de Presidente Prudente, tomou posse na Comissão de Estudos da Mobilidade Ciclística, na OAB de São Paulo capital.

Em ecologia a Costa Rica ganha do Brasil por goleada: baniu o uso simples de plástico a partir de 2021.

Além disso, a Costa Rica tem uma das Blue Zonas do planeta (locais com mais longevos saudáveis).

Entre as 2 mil crianças que Trump mandou tirar dos imigrantes que foram para abrigos, estão 49 menores brasileiros. O cara é cruel demais!

 

Ponto final: Seja gentil com todos! Sempre!

Publicidade

Veja também