Provas do Saresp continuam hoje, com exame de língua portuguesa

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 25/11/2015
Horário 06:47
 

Avaliar o desempenho e o aprendizado dos alunos e ver quais os pontos educacionais precisam ser analisados, revistos e priorizados para maior qualidade no ensino público. Assim objetiva o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que teve início ontem com as avaliações de matemática e segue hoje, com as provas de língua portuguesa. Na região, cerca de 6,5 mil estudantes fazem as avaliações.

O Saresp é uma prova aplicada pelo Estado e direcionada para os alunos do 2º, 3º e 5º anos do ensino fundamental 1, para os 7º e 9º anos do ensino fundamental 2 e para os estudantes do 3º ano do ensino médio. Só em Presidente Prudente, conforme a Diretoria Regional de Ensino, em torno de 4.202 alunos fazem os exames, sendo 2.467 do 9º ano do ensino fundamental 2 e 1.735 do 3º ano do ensino médio.

Jornal O Imparcial De acordo com a dirigente regional de Ensino, Naide Videira Braga, o Saresp é uma avaliação externa que o Estado aplica, com vistas a conhecer como está o aprendizado do estudante.

Já os estudantes do 5º ano, a diretoria ressalta que apenas uma escola participa do Saresp em Prudente. No 7º ano, a intuição ressalta que o exame é direcionado apenas por amostragem, ou seja, algumas escolas selecionadas. Em âmbito estadual, de acordo com informações do site da Secretaria de Estado da Educação, as provas serão feitas por, aproximadamente, 1,2 milhão de alunos de 5 mil escolas estaduais de São Paulo.

De acordo com a dirigente regional de Ensino, Naide Videira Braga, o Saresp é uma avaliação externa que o Estado aplica, com vistas a conhecer como está o aprendizado do estudante. Ela explica que a prova fornece subsídios para que o governo desenvolva políticas públicas para a educação e tenha noção de quais as áreas que precisam melhorar mais. "É uma forma de saber como está o índice de conhecimento e aprendizado do aluno", reforça.

No ponto de vista da escola, Naide pontua que os resultados do Saresp norteiam para que as instituições façam uma análise e saibam o que precisa ser intensificado, alterado e receber mais atenção para que os resultados necessários sejam atingidos, com ênfase na qualidade do ensino e aprendizado do aluno.

 
Publicidade

Veja também