Segundo análise da imagem de satélite desta sexta-feira (4), fornecida pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) através da Divisão de Satélites Ambientais, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, o período entre 5 e 10 de julho será marcado por estabilidade atmosférica, sem ocorrências de chuva. “A imagem do satélite mostra um sistema frontal próximo ao Uruguai que pode alcançar a região de forma fraca ou ficar somente nas àreas do litoral”, explica a profª Dra. Danielle Cardozo Frasca Teixeira, professora do Departamento de Geografia da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente e pesquisadora do clima urbano.
De acordo com Danielle, as temperaturas mínimas seguirão amenas, aumentando progressivamente a partir de 15 de julho. “Nesse período, as temperaturas máximas se apresentarão em torno dos 30°C”.
Ela explica que o mês de junho de 2025, foi marcado pela ocorrência de chuvas que totalizaram 144,2mm registrados na Estação do Instituto Nacional de Meteorologia Posicionada na FCT/Unesp (estação A707). O valor registrado supera o esperado para o mês de junho, que na série histórica é de 54 mm.
“O inverno deste ano mostra-se menos previsível por conta da neutralidade do fenômeno La Ninã, enquanto a chance de desenvolvimento do fenômeno El Niño é insignificante durante o período previsto [de junho a setembro]”.
Danielle explica ainda que a chegada de frentes frias é naturalmente esperada no inverno, assim como a atuação de massas polares de maior intensidade. “As frentes frias poderão entrar pelo Estado de São Paulo, mas não necessariamente estarão associadas à ocorrência de chuvas, podendo haver somente ligeiro aumento da umidade do ar”, finaliza Danielle.