A última vez que o Corinthians esteve em Prudente foi em 1º de abril do ano passado para enfrentar o Oeste, de Itápolis, pela 17ª rodada do Campeonato Paulista.
Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com a perda de quatro mandos de campo, por causa da briga envolvendo torcedores no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 25 de agosto, o Corinthians poderá mandar seus jogos para o Estádio Paulo Constantino (Prudentão), em Presidente Prudente. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o interesse partiu do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), que teria entrado em contato com o clube, na tarde de ontem, e colocado "o estádio à disposição". Por sua vez, também por meio da Assessoria de Imprensa, o Timão confirmou o interesse prudentino, mas afirmou que aguarda um parecer da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que definirá os locais dos confrontos.
Tupã (PTB), que teria entrado em contato com o clube, na tarde de ontem, e colocado "o estádio à disposição".
Válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, a partida entre Vasco e Corinthians, disputada em Brasília, terminou com o placar de 1 a 1, com gols de Guerrero e de André. Entretanto, não foi o bom futebol que chamou mais a atenção durante o duelo. Uma briga entre torcedores das duas torcidas manchou o espetáculo e causou na punição para os dois clubes.
Em princípio, no julgamento realizado em 4 de setembro, o STJD definiu uma pena de dois jogos com portões fechados e outros dois com ingressos apenas para os visitantes. Corinthians e Vasco tiveram multas impostas. Os corintianos foram condenados a pagar R$ 80 mil, enquanto que os vascaínos terão de desembolsar R$ 50 mil. Anteontem, no Pleno do STJD, as equipes tiveram mantidas contra elas a perda de quatro mandos de campo cada uma na competição nacional, mas agora poderão contar com a presença de seus torcedores nestas partidas. Mas, os times terão que jogar a mais de 100 quilômetros (km) de suas respectivas cidades e em locais ainda a serem determinados pela própria CBF.
O Corinthians terá que ficar 48 dias longe do Estádio do Pacaembu, local onde a equipe acumula cinco vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, dos 11 compromissos que teve pelo Brasileirão deste ano. A punição começa valer após o jogo deste domingo pela 23ª rodada ante o líder Cruzeiro. O clube atuará longe do torcedor da capital nos duelo marcados para outubro contra o Bahia, no dia 2, pela 25ª rodada; ante o Atlético/PR, em 9, pela 27ª, frente ao Criciúma, em 20, pela 30ª; e no clássico contra o Santos, no dia 27, pela 31ª rodada.
Números favoráveis
A última vez que o Corinthians esteve em Prudente foi em 1º de abril do ano passado para enfrentar o Oeste, de Itápolis, pela 17ª rodada do Campeonato Paulista. Na oportunidade, derrotou o adversário por 3 a 0, com dois gols do atacante Liedson e um de Willian. Desde a década de 1960, o alvinegro fez 22 partidas na capital da Alta Sorocabana, sendo 15 no Prudentão e sete no antigo Estádio Félix Ribeiro Marcondes, da Prudentina. Na cidade, o clube obteve dez vitórias, seis empates e seis derrotas.
Atualmente, o time comandado pelo técnico Tite figura na sétima colocação do Brasileirão com 30 pontos. Jogando no Pacaembu, o Timão possui a melhor média de público dentre os 20 clubes da Série A, com 28.386 pagantes. No Prudentão, por exemplo, a média do Corinthians não fica muito abaixo. Em 15 duelos, desde o ano de 1996, o atual campeão mundial mantém uma média de 24.884 pagantes.