Prudente confirma 3º caso de leishmaniose em humano neste ano

Paciente é uma senhora de 69 anos, moradora da Vila Cláudia Glória; ela está internada, mas passa bem, informa Epidemiológica

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2020
Horário 17:36
Divulgação - Vila Cláudia Glória receberá ações educativas contra a leishmaniose e manejo ambiental
Divulgação - Vila Cláudia Glória receberá ações educativas contra a leishmaniose e manejo ambiental

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou nesta sexta-feira o terceiro caso deste ano de LVA (Leishmaniose Visceral Americana) em humano. A doença foi diagnosticada em uma senhora de 69 anos, moradora da Vila Cláudia Glória. Segundo o órgão, a prudentina está bem, porém internada, uma vez que o tratamento contra a doença é feito em ambiente hospitalar.

Com a confirmação autóctone, ou seja, contraída em Prudente, a VEM informa que a equipe já foi ao bairro para identificar a área em que será realizado o manejo ambiental, previsto para 16 quadras no entorno do endereço em que o caso foi confirmado. O serviço deverá ser executado entre as ruas Aimorés, Maria Aparecida, Rui Barbosa e Elias João Naufal.

Além do trabalho orientativo, a Vigilância Epidemiológica comunica que, na próxima semana, o manejo ambiental deverá contar com apoio de caminhão para que seja recolhida toda matéria orgânica devidamente ensacada que os moradores depositarem nas calçadas das residências.

Posterior à realização do manejo ambiental, deverá ser promovida a borrifação, cujo trabalho é agendado previamente, uma vez que é necessário adentrar o imóvel para borrifar o inseticida na parte interna e externa da residência.

Já ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), caberá o inquérito sorológico, cuja ação consiste na coleta de sangue de todos os animais que residem na casa em que houve a confirmação no humano para verificar se eles também têm a doença, bem como no entorno da residência.

Por fim, a Epidemiológica ressalta que, desde 2013, este é o décimo caso da doença em Prudente.

Publicidade

Veja também