Prudente confirma primeira morte do ano por gripe H1N1

Vigilância Epidemiológica diz que óbito ocorreu em 20 de maio, sendo a vítima uma mulher de 22 anos, moradora do bairro Brasil Novo; outros 2 casos estão confirmados e 4 em suspeita

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 30/05/2018
Horário 08:08
Arquivo - Campanha de vacinação em PP chegou aos 72% de cobertura geral e segue até sexta-feira
Arquivo - Campanha de vacinação em PP chegou aos 72% de cobertura geral e segue até sexta-feira

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou ontem, a primeira morte do ano causada pela Influenza A (H1N1). Segundo a diretora do órgão, Elaine Bertacco, a mulher de 22 anos morava no Brasil Novo e havia sido internada com a suspeita da doença no início da semana passada. Outros dois casos já estão confirmados no município e quatro seguem em suspeita. “É importante que a adesão à Campanha Nacional de Vacinação receba uma atenção maior, principalmente pelos grupos das gestantes, crianças e puérperas”.

Ainda conforme Elaine, o óbito confirmado ocorreu no dia 20 de maio, sendo que a jovem tinha sido encaminhada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no dia anterior, o que apresenta a “rápida evolução” do quadro. Além deste, um homem de 58 anos, residente na área central, e uma gestante de 36 anos, moradora do Jardim Estoril, tiveram a confirmação da doença. “Chegamos ao total de 14 suspeitas, que foram negativos ao exame. Atualmente contamos com quatro casos suspeitos, sendo que dois deles estavam internados pelo menos até ontem [segunda] em hospitais da cidade”, informa.

Questionada sobre a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação, a diretora da VEM afirma estar “baixa”, visto que ela está na sua última semana, e apresenta o último balanço divulgado, do dia 24 de maio. Até o momento, da população geral de 53.623 pessoas, 72,72% foi vacinada, o que representa o total de 38.997 doses aplicadas.

O público com maior adesão até o momento é o das puérperas, que tem população de 354 mulheres e conta com 305 doses aplicadas (86,16%). Em seguida, está o grupo de idosos (82,91%), que aplicou 23.686 doses das 28.570 estimadas, seguida pelas gestantes, com 47,08% de cobertura, ao aplicar 1.014 doses nas 2.154 mulheres aguardadas. O grupo das crianças é o que tem a menor cobertura (45,16%) ao ter vacinado 5.309 das 11.755 esperadas. A ação nacional segue até sexta-feira.

 

Os sintomas do H1N1, conforme os especialistas, são parecidos com os da gripe comum, conhecida como influenza humana. Para identifica-lo, basta atenta-se aos seguintes sintomas:

- Febre

- Tosse

- Garganta inflamada

- Dores no corpo

- Calafrios

- Diarreia e vômitos (em alguns casos)

O vírus H1N1 pode ser transmitido da mesma forma que a gripe comum, e acredita-se que o vírus se dissemine através de tosses e espirros das pessoas infectadas.

Fonte: EBC (Empresa Brasil de Comunicação)

Publicidade

Veja também