A 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) chegou ao fim na manhã de anteontem, em Presidente Prudente, com as finais do vôlei adaptado masculino e feminino, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, que fica no Jardim Aviação. Ao todo foram quatro dias de competição, que envolveram 370 confrontos em 14 modalidades distintas, onde cerca de 1,2 mil atletas representaram 35 municípios integrantes da Delegacia Regional de Esportes e Lazer (Drel) – 9ª região. O evento esportivo terminou com o título da cidade anfitriã com 201 pontos, seguida por Dracena com 92, e Álvares Machado com 76.
Voltado para homens e mulheres com idade superior a 60 anos, os Jogos Regionais do Idoso (Jori) classificaram os dois primeiros colocados de cada modalidade, categoria, classe e grupo, para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), que ocorrem entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em Santos. Pela capital da Alta Sorocabana, 90 atletas garantiram vaga para a etapa estadual, em 20 categorias diferentes.
A cerimônia de encerramento foi realizada na manhã de anteontem, após as vitórias prudentinas no vôlei adaptado sobre Regente Feijó, no feminino, e ante Rinópolis, no masculino, ambas por 2 sets a 0. A solenidade contou com a extinção do fogo simbólico da pira olímpica e com a entrega dos troféus para as três primeiras colocadas, com a participação de autoridades do município, assim como do diretor da Divisão de Esportes do Estado de São Paulo, Daniel Gaudêncio Adriano, que na ocasião representou a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selj).
Além das finais do vôlei adaptado, o último dia de disputas teve ainda as finais da bocha e da malha, nas canchas do Parque de Uso Múltiplo (PUM). Pela bocha, o título ficou com a cidade de Flórida Paulista, que superou Rinópolis na final por 18 a 2. Na malha, Dracena assegurou a medalha de ouro após superar Lucélia pelo placar de 20 a 10.
Estrutura e logística
Desde o início da disputa, que ocorreu na última quinta-feira, a 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) contabilizou 370 confrontos, que foram realizados em nove praças esportivas. Os cerca de 1,2 mil competidores envolvidos ficaram hospedados em sete locais destinados para alojamentos, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Esportes da cidade (Semepp).
Tal estrutura, assim como a organização do evento, foi elogiada pela titular da Semepp, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute. "Do ponto de vista de logística e da organização tudo funcionou bem. Claro que quem pode falar não somos nós, mas temos um olhar muito crítico de tudo o que fazemos e tudo ocorreu da melhor maneira. Então, a gente fica feliz, pois trabalhamos para isso", comenta.
Outro fator enaltecido por Tute foi a participação da cidade-sede, que se sagrou campeã da competição. Segundo ela, essa conquista evidência a seriedade e a evolução que atravessa o esporte prudentino. "O primeiro lugar na classificação poderia mascarar algumas coisas, mas não. Ele mostra a seriedade e a evolução do esporte em Prudente, que sempre está entre os primeiros, independente da faixa-etária", pontua a secretária. Prudente sediou a etapa regional pela terceira vez.
A capital da Alta Sorocabana terminou na primeira colocação em 16, dos 32 pódios formados na competição. A cidade liderou no atletismo masculino, no buraco feminino e masculino, na natação feminina e masculina, no tênis masculino e feminino, A e B, no tênis de mesa masculino, A, e no vôlei adaptado de ambas as classes, A e B.