Prudente é destaque em segurança pública

Apesar de algumas oscilações, números de roubos e furtos diminuíram, tendência que deve continuar

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 12/09/2020
Horário 08:25
Lucas Santos de Mello Brito/Cedida - PM salienta a importância do patrulhamento preventivo ostensivo
Lucas Santos de Mello Brito/Cedida - PM salienta a importância do patrulhamento preventivo ostensivo

Nos últimos anos, a região de Presidente Prudente ganhou destaque no quesito segurança pública. No município “capital” do oeste paulista não foi diferente. Conforme levantamento feito pela reportagem, com base no banco de dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública), os crimes patrimoniais tiveram queda nos últimos cinco anos. Apesar de uma leve oscilação, os indicadores são positivos e a expectativa é de que permaneçam com bons índices. 
De acordo com o balanço, no ano de 2015 houve 2.445 registros de furtos, número que no ano seguinte subiu para 2.667, mas que despencou para 2.211 no ano passado. Os roubos, por exemplo, tiveram reduções constantes; há cinco anos, foram catalogadas 302 ocorrências, número que caiu para menos da metade no ano passado, quando houve 148 registros. 
Para o delegado coordenador no Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Everson Aparecido Contelli, o fator principal das reduções é o trabalho desenvolvido pelas polícias. “A Polícia Civil tem adotado ferramentas de ponta para investigação, inclusive de reconhecimento internacional, e cuidado do estabelecimento de critérios nos procedimentos investigativos”, explica. “O que se reverte em dezenas de operações policiais de impacto à região e a todo o Estado e repercute no bem-estar e na sensação de segurança da população”. 
Devido ao empenho nos trabalhos, a instituição conseguiu identificar diversos autores de crimes, especialmente, a roubo de veículos. “A Polícia Civil do Estado de São Paulo tem se preocupado com a recuperação patrimonial, seja com apreensão do bem subtraído e até mesmo com a utilização de cautelares do processo penal para atingir esta finalidade”, afirma Contelli. 

Estratégia alcançada

Ainda sobre os resultados dos últimos anos, o 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) considera que os indicadores mostram que as estratégias da corporação foram alcançadas “com maestria”. Diante disso, salienta a importância que o patrulhamento preventivo ostensivo possui não apenas em Presidente Prudente, mas nos demais municípios. 
“Com inteligência e profissionalismo, [mantemos] um trabalho próximo com as outras instituições, a fim de preservar a nossa região como a mais segura do Estado de São Paulo”, ressalta. A Polícia Militar ainda lembra que, mesmo no período de pandemia, com a diminuição no fluxo de pessoas nas ruas, os trabalhos não sofreram alterações, e as estratégias continuaram em prática por meio dos diversos programas de policiamento, o que combate à criminalidade e aumenta a sensação de segurança.
“O trabalho deve ser contínuo, onde cada crime importa, seja patrimonial, sexual ou violento”, expõe o batalhão, que comemora o êxito dos indicadores. 

SAIBA MAIS
A comunidade pode e deve colaborar com as ações que visam combater qualquer tipo de crime, fornecendo informações para a polícia, inclusive de maneira anônima, denunciando a presença de pessoas em atitude suspeita. Denúncias e solicitações emergenciais podem ser feitas através do telefone "190", 24 horas por dia.

Índice de criminalidade em Prudente

Ano

Homicídio doloso

Furto

Roubo

Furto e roubo de veículo

2015

10

2.445

302

215

2016

13

2.667

288

277

2017

12

2.652

231

334

2018

14

2.406

199

260

2019

8

2.211

148

161

 

 

 

 

 

Índice de criminalidade em Prudente

Ano

Homicídio doloso

Furto

Roubo

Furto e roubo de veículo

Jan/Jul 2020

6

887

51

53

Fonte: SSP

SAIBA MAIS

Aos 103 anos, o coração de Prudente ainda bate forte no Oeste Paulista

Prudente tem potencial para se tornar polo científico 

Publicidade

Veja também