Prudente é sede de 4º Encontro de Judocas neste sábado

Evento será no Ginásio de Esportes da Unesp e contará com 200 atletas de 10 cidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 16/09/2022
Horário 08:00
Foto: Cedida
Presidente Venceslau foi sede em abril deste ano, do primeiro evento
Presidente Venceslau foi sede em abril deste ano, do primeiro evento

Presidente Prudente será sede neste sábado, da quarta edição do Encontro de Judocas, que terá início às 14h, no Ginásio de Esportes da Unesp (Universidade Estadual Paulista). As inscrições encerraram. Segundo o professor Nelson Morimoto, um dos organizadores do evento, participam 200 atletas a partir dos 4 anos de idade até  um pessoal de quase 60, vindos de dez cidades de três Estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso. 
“Todos os atletas estarão participando desde a prática de treinamento do judô onde podem trocar experiência, conhecimento, sem ter aquela coisa de competitividade. Esse é o nosso objetivo desde o primeiro encontro e é a meta que estamos proporcionando e procurando desenvolver com os praticantes”, ressalta o professor.
Com a volta das atividades presenciais, após a pandemia da Covid-19, Morimoto, que foi uma das vítimas que sofreu bastante com essa doença, conta que percebeu que os dois anos parado, trancado dentro de casa, mexeu muito não só com a parte física, mas também com o emocional dos atletas. Então antes de voltarem às competições ele e outros professores tiveram essa preocupação de promover uma integração entre os praticantes. Por quê?
De acordo com Morimoto, em algumas localidades que já voltaram às competições eles notaram que o índice de lesões está sendo muito grande devido à falta de preparação, de treinamento por conta de muito tempo parados e exige-se também um tempo maior para que o atleta tenha certa condição física. Porém, o que mais chamou a atenção foi a parte emocional porque muita gente que está voltando à competição está vindo com um índice de agressividade muito grande. E isso tem causado não somente lesões, como resultados negativos. “Porque muitos judocas estão lutando não naquele espírito de competição, mas para extravasar a raiva devido a esse tempo todo que ficou parado. E o pior, isso também estava acontecendo com as crianças, o que não é legal. E foi daí que surgiu a ideia de fazermos uma integração entre os praticantes”, destaca.

Aos poucos a adesão cresce

A princípio, o evento começou apenas com Prudente, com a Academia Nelson Morimoto, a Associação Venceslauense de Judô Kenshin, de Presidente Venceslau e a Associação Anastaciana de Judô de Santo Anastácio, em abril deste ano, sendo sediado por Venceslau. “Foi um grupo pequeno com pouco mais de 40 participantes, mas eles brincaram, se divertiram. Sem ter aquela coisa de competição, aquele sentimento de disputa”, lembra Morimoto. 
Com o sucesso, realizaram um segundo evento em maio, em Santo Anastácio, ai já com a presença de judocas da ADEC Dracena, que entendeu a proposta do encontro, gostou e aderiu a ideia. E um terceiro encontro, em julho, em Maringá (PR), com a presença da AMCF (Academia Maringaense de Cultura Física) – Maringá, mais a paranaense Espíndola Judô Clube de Astorga e Associação Junqueiropolense de Judô, de Junqueirópolis. “Já éramos então sete cidades que entenderam a proposta. E agora teremos esse aumento com a participação de Sarandi [SP], Umuarama [PR] e Três Lagoas [MS]”.

Fotos: Cedidas

Pequenos judocas no terceiro encontro, em julho, em Maringá (PR)


200 atletas participam desta 4ª edição, que será sediada em Prudente

Publicidade

Veja também