Prudente entra em risco de surto para dengue e VEM faz alerta

Visitas em janeiro resultaram em Índice de Breteau de 9,2 e Índice de Infestação Predial de 6,8; valor indicado é abaixo de 1

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/02/2019
Horário 06:02
Prefeitura de Prudente - Idosos realizaram varredura ontem para recolher itens que pudessem piorar índices da dengue
Prefeitura de Prudente - Idosos realizaram varredura ontem para recolher itens que pudessem piorar índices da dengue

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente divulgou ontem alguns dados que devem ser vistos com atenção, já que a cidade foi colocada em situação de risco para o surto de dengue, ao registrar IB (Índice  de Breteau) em 9,2 e IIP (Índice de Infestação Predial) em 6,8, tendo como base cada 100 imóveis do município que foram vistoriados pessoalmente pelas equipes da vigilância no mês passado. Em nível de comparação, o Ministério da Saúde recomenda que os números fiquem abaixo de um, o que traz o alerta à cidade. “Ambos são bem preocupantes e revelam uma real chance de surto da doença, pois os números são informados com base em larvas que foram encontradas nas residências, então, não é uma estimativa, é uma realidade”, informa a representante do Setor de Informação, Educação e Comunicação da VEM, Priscila Miranda Barbosa dos Santos. Intensificações, ações de mobilização e um mutirão no sábado foram pensados como forma de prevenir novos caos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, o primeiro levantamento que retrata a infestação pelo mosquito Aedes aegypti em Presidente Prudente deixa o município em surto, sendo que a área seis (veja o Saiba Mais) teria apresentado maiores índices, com 15,51 no IB e 11,88 no IIP. Nas residências dos bairros em questão, os recipientes mais encontrados foram garrafas descartáveis, seguidos de garrafas retornáveis, latas e plásticos utilizáveis para reciclagem.

Para que esse índice seja considerado de baixo risco de surto, o IIP, por exemplo, tem que estar abaixo de um, pois acima disso e até 3,9 é considerada como uma situação de alerta e acima de 3,9 a situação já é vista como um risco de surto. Em Prudente, o valor apresentado foi de 6,8. “Mesmo sem dados exatos em mãos, adianto que não tivemos casos de morte por causa da dengue neste ano, e apresentamos, por enquanto, baixos números de notificações. Os casos positivos, porém, estão aumentando a cada dia e, por isso, temos um risco real da doença”, salienta Priscila. Em janeiro, 3.674 residências foram visitadas pelas equipes da VEM.

Como medida de prevenção, a Prefeitura informa que a vigilância antecipou os trabalhos de intensificação, realizando mutirões de limpeza, palestras em toda rede pública e particular e rodas de conversa com os grupos de saúde das Unidades Básicas de Saúde. Por isso, sábado será realizado um arrastão de combate ao mosquito na área seis, quando os agentes da Vigilância Epidemiológica irão visitar as residências para alertar sobre os tipos de recipientes que devem ser retirados e descartados no mutirão, como bacias, garradas pet e até pneus. “Nos mercados, bares e conveniências será realizado trabalho em parceria com os proprietários, para orientar seus clientes com relação ao armazenamento correto das garrafas retornáveis”.

Varredura em praça

De acordo com informações da Prefeitura, nem mesmo a chuva que caiu nas primeiras horas da manhã de ontem intimidou cerca de 40 idosos do Jardim Everest a exercitar sua cidadania. Eles atenderam ao convite da Coordenadoria Municipal do Idoso e fizeram uma “varredura” na praça principal do bairro, recolhendo copos, garrafas, plástico e outros materiais que possam acumular água. A ação, segundo a administração, ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que ao longo da semana promove atividades de combate ao Aedes aegypti por conta da Semana Estadual de mobilização de combate ao vetor, que ocorre até sábado.

SAIBA MAIS

Os bairros que compreendem a área seis são: Parque Imperial, Residencial Maré Mansa, Jardim Novo Bongiovani,  Parque Residencial Carandá, Residencial Portinari, Residencial São Paulo, Alto da Boa Vista, Jardim Barcelona, Jardim América, Jardim Santa Clara, Jardim Maracanã, Parque São Matheus, Parque São Lucas, Parque São Sebastião, Sítio Sebastião, Jardim Santa Olga, Jardim Vitoria Régia, Jardim Eldorado, Jardim Belo Horizonte, Jardim Cobral, Jardim Panorâmico, Jardim Leonor.

Publicidade

Veja também