Prudente estimula 16 mil alunos contra proliferação do Aedes

“Hoje [ontem] todas as instituições realizaram atividades externas. Já a partir de segunda-feira, todas estarão trabalhando dentro de sala de aula, em meio às disciplinas curriculares", explica Ondina.

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 20/02/2016
Horário 10:19
 

Com o objetivo de intensificar as ações contra o mosquito Aedes aegypti em todo país, o MEC (Ministério da Educação), por meio das Secretarias de Educação dos municípios, oficializou ontem o "Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika", o "Zika Zero". Em Presidente Prudente, que soma 2.525 casos de dengue – doença também transmita pelo Aedes - a solenidade foi realizada às 9h, na Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy, onde, diante de pelo menos 200 pessoas, os representantes educacionais e da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) firmaram um compromisso de combate juntamente com as 62 unidades de ensino municipais, o que equivale a aproximadamente 16 mil alunos e cerca de 2 mil profissionais da rede pública de ensino, que se tornaram "agentes multiplicadores de informação".

De acordo com a titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ondina Barbosa Gerbasi, sem prazo para término, uma ação conjunta contra a dengue, zika vírus e chikungunya será desenvolvida em todas as escolas municipais da cidade, que atende atualmente a educação infantil (com alunos de zero a 5 anos), e ensino fundamental do ciclo 1 (com estudantes do 1º ao 5º ano). Para tanto, haverá, durante este período, orientações pedagógicas, distribuição de panfletos informativos, bem como a construção de trabalhos multidisciplinares quanto à importância da prevenção. "Hoje todas as instituições realizaram atividades externas. Já a partir de segunda-feira, todas estarão trabalhando dentro de sala de aula, em meio às disciplinas curriculares", explica Ondina.

Enfileirados no pátio da citada escola, 140 alunos do ensino fundamental acompanharam a divulgação da campanha, que contou com a presença de membros municipais, estaduais e federais. Na ocasião, diante de uma faixa com a frase "Todos contra o mosquito. Prudente Zika Zero", os estudantes vestiram um jaleco do programa Bombeiro na Escola que, inclusive, ajudará na execução das tarefas. Além do Corpo de Bombeiros, também estiveram presentes alunos do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), igualmente parceiros.

Para a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, este apoio é "inédito" e fomenta as "insistentes" intervenções que já estão sendo realizadas em todas as áreas municipais. "Estamos ampliando os parceiros, pois estas crianças vão cobrar dos pais, e assim sucessivamente", observa.

Ao fim do evento, os alunos participaram de uma passeata no Jardim Paulista, no entorno da escola, onde distribuíram aos munícipes panfletos e 400 sementes de Crotalaria juncea, responsável por recuperar o solo e atrair libélulas que, por sua natureza, combatem o mosquito vetor.

 

"Proteger o planeta"


Aluno do 5º ano do ensino fundamental, Nicolas da Silva Maciel, 10 anos, menciona sobre o valor e a importância da precaução. Segundo ele, "proteger o planeta" é seu principal objetivo enquanto os índices de infecções estiverem altos.

Para Maria Gabriela Aragan de Castro, 10 anos, o estímulo e a consciência sobre a preservação nos quintais, sobretudo em relação ao acúmulo de água, ficaram ainda mais evidentes após sua mãe ter sido infectada pelo vetor. "Combater o mosquito será nosso dever", afirma.

 

SAIBA MAIS

CAMPANHA

Conforme Ondina, a campanha foi firmada no início deste mês, após um evento promovido pelo MEC, que discutiu a necessidade e implantação do Dia Nacional. No momento estiveram presentes 22 secretários estaduais de Educação e mais de 160 secretários municipais de Educação, inclusive ela. Como exposto, foram dezenas de entidades parceiras, além de toda a estrutura do governo federal. As Forças Armadas, por sua vez, serão as responsáveis pela mobilização em mais de 350 cidades em todo o país.

 
Publicidade

Veja também