Prudente faz plantão para antecipar 2ª dose da Pfizer e ampliar dose de reforço

Atendimento ocorre neste sábado em 17 unidades, das 8h às 12h; terceira dose agora estará disponível para munícipes com mais de 60 anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/09/2021
Horário 12:37
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Quem recebeu primeira dose da Pfizer pode concluir esquema vacinal quatro semanas antes do prazo indicado na carteira
Quem recebeu primeira dose da Pfizer pode concluir esquema vacinal quatro semanas antes do prazo indicado na carteira

Neste sábado, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente estará de plantão em 17 unidades, das 8h às 12h, para antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, conforme orientação do governo do Estado, e também para a aplicação da dose de reforço (3ª dose) em idosos com mais de 60 anos (que receberam a segunda há pelo menos seis meses) e imunossuprimidos (segunda dose recebida a partir de 28 dias).

O período para a administração da segunda dose da Pfizer foi reduzido de 12 para 8 semanas, em decisão anunciada pelo governador João Doria (PSDB) nesta semana.

Quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação.

Cada cidadão poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 28 dias antes da data até então sinalizada para receber a segunda dose.

Onde tomar

O plantão ocorre nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do Jardim Leonor, Residencial Bela Vista, Jardim Cambuci, Conjunto Habitacional Humberto Salvador, São Pedro, Parque Primavera, Jardim Maracanã, Vila Marcondes, Jardim Regina, Cohab, Parque São Judas, Jardim Belo Horizonte, Jardim Guanabara, Vila Real, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, São Pedro, Parque Cedral, Jardim Regina, Jardim Maracanã e São Pedro e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

As ESFs do Jardim Regina, Jardim Maracanã e São Pedro e a UBS do Conjunto Habitacional Ana Jacinta também atenderão munícipes a partir dos 18 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina. 

Segundo Vânia Maria Alves, coordenadora técnica de saúde da VEM, tanto a antecipação da Pfizer quanto a ampliação da terceira dose a partir de 60 anos e imunossuprimidos seguem ao longo da próxima semana.

Balanço atualizado

O balanço da vacinação atualizado nesta quinta aponta que o município aplicou 315.133 doses contra a Covid-19, sendo 186.928 referentes à primeira, 127.455 correspondentes à segunda ou ao imunizante de dose única, e 350 doses de reforço. 

Veja também