Prudente fecha dezembro com saldo de empregos no negativo 

Dados do Caged indicam redução de 488 empregos no último mês de 2023; único segmento que teve alta foi o de agropecuária, com resultado positivo de 30 novos postos de trabalho 

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 09/02/2024
Horário 19:23
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Baixa mais significativa ocorreu no setor de serviços, que fechou dezembro com saldo de 201 demissões
Baixa mais significativa ocorreu no setor de serviços, que fechou dezembro com saldo de 201 demissões

Presidente Prudente fechou o último mês de 2023 com saldo negativo na geração de empregos. Os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam redução de 488 empregos no município em dezembro. O único segmento econômico que teve saldo positivo foi o de agropecuária, com resultado de 30 novos postos de trabalho (54 admissões e 24 desligamentos). 

A baixa mais significativa ocorreu no setor de serviços, que fechou dezembro com saldo negativo de 201 postos de trabalho (848 admissões e 1.049 demissões). A indústria vem logo atrás, com queda de 161 empregos (261 contratações e 422 desligamentos). Construção e comércio também ficaram no negativo, com, respectivamente, saldo de -87 (84 admissões e 171 demissões) e -69 (759 contratações e 828 desligamentos). 

Para a economista Edilene Mayumi Murashita Takenaka, o saldo negativo na geração de empregos em dezembro se deve ao ajuste sazonal do mês. “Dezembro não é o melhor mês para verificar empregabilidade, pois é o período em que ocorrem as rescisões de contratos temporários tanto nos setores de comércio e serviços como também na educação. É um fenômeno sazonal que ocorre normalmente no período”, analisa a economista. 

“Aguardamos a resposta do mercado frente às nuances que dizem respeito à tributação, câmbio, custos operacionais e demais fatores que possam refletir na abertura de novas vagas de empregos futuros”, expõe Edilene. 


 

Publicidade

Veja também