Nos dias 13 e 14 de setembro, Presidente Prudente será a casa do atletismo paulista! No sábado, ocorre o 8º Circuito Paulista Open, reunindo atletas das categorias sub-18, sub-20, adulto e master em uma grande competição de rendimento. E no domingo, dia 14, haverá dois eventos simultâneos: a Copa Futuro, para as categorias sub-14, sub-16 e sub-18. E o Brincando de Atletismo, pensado com carinho para a criançada de 5 a 11 anos. Será das 8h às 17h, na pista da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).
“No evento do ano passado, tivemos a participação de mais de 850 atletas nos dois dias. Em resumo, trazer uma etapa da FPA é um investimento esportivo, social e econômico para a cidade e região, além de ser um marco de valorização para os atletas locais que passam a ter acesso a competições de alto nível perto de casa”, ressalta o presidente da APA (Associação Prudentina de Atletismo), Edvaldo Ferreira Guedes.
O próprio presidente da FPA (Federação Paulista de Atletismo), João Oliveira, faz o convite a todos os filiados, em especial às cidades da região, como Presidente Prudente, Tupã, Marília, Bauru, Botucatu, Araçatuba, São José do Rio Preto e muitas outras. “Também estendemos o convite aos amigos da Liga Regional e até de outras federações estaduais, como Paraná e Mato Grosso do Sul”.
Ele garante que será um final de semana histórico, cheio de energia, integração e, quem sabe, com recorde de participantes. “Conto com vocês para fazer parte desse momento. Esse grande final de semana acontece em parceria com a APA, a Unesp, a Semepp [Secretaria de Esportes] e toda a região”, convida o presidente da FPA.
IMPORTÂNCIA DE SEDIAR ESTA ETAPA DA FPA
• Coloca a cidade no calendário oficial do atletismo paulista, dando visibilidade e reconhecimento regional e estadual.
• Atrai visitantes, atletas, técnicos e familiares, movimentando a economia local (hotéis, restaurantes, comércios).
• Facilita a participação de atletas locais, que muitas vezes não conseguem se deslocar para grandes centros.
• Dá a chance de competir em alto nível, enfrentando atletas da elite paulista e brasileira.
• Motiva os jovens talentos a permanecerem no esporte, já que têm acesso a uma competição de referência sem precisar sair da sua cidade.
• Estimula escolas, clubes e projetos sociais a se engajarem mais no atletismo.
• Inspira novos praticantes ao aproximar o público de provas oficiais da federação.
• Consolida a imagem da cidade como polo esportivo e incentivador do atletismo.
• Pode gerar melhorias estruturais (pistas, equipamentos, espaços esportivos), que ficam como legado para uso da comunidade.