Prudente promove semana de vacinação itinerante contra gripe no Calçadão

A partir de segunda, sempre no período da manhã, equipes da VEM vão percorrer estabelecimentos para ofertar dose aos lojistas; clientes interessados também serão contemplados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/08/2023
Horário 16:47
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Objetivo da iniciativa é ampliar cobertura vacinal contra gripe na cidade
Objetivo da iniciativa é ampliar cobertura vacinal contra gripe na cidade

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), irá realizar uma semana de vacinação itinerante contra a gripe no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no Centro.

A partir desta segunda-feira, apenas no período da manhã, as equipes da VEM, em parceria com alunos da Fapepe/Uniesp (União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas), irão percorrer os estabelecimentos comerciais do Calçadão oferecendo a imunização, prioritariamente para lojistas. Porém, caso algum cliente queira se imunizar, a dose também será ofertada.

"Essa é mais uma iniciativa da Sesau para ampliar a cobertura vacinal na cidade", pontua a administração municipal.

Tipos do vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Segundo a pasta, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. "A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe", expõe.

Este imunobiológico oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Publicidade

Veja também