Até domingo, o Parque Shopping Prudente sedia o Encontro Nacional de Multicolecionismo, promovido e organizado pela Associação Prudentina de Multicolecionismo e envolvimento da SNB (Sociedade Numismática Brasileira).
Segundo Luiz Eduardo Viaccava, que faz parte da Associação Prudentina de Multicolecionismo, o evento não é voltado apenas para colecionadores, mas para o público em geral. “As pessoas quando veem a exposição aprendem muito com o colecionismo, porque além de mostrar todos os hábitos, as coisas que passaram durante o tempo, as pessoas têm o contato com o que os antepassados manusearam, como o dinheiro por exemplo. O dinheiro antigo conta toda uma história, desde a parte financeira, e quando é dinheiro de outro país, conta a parte geográfica. As pessoas aprendem várias coisas com os materiais”.
Luiz explica que o evento baseia-se muitas vezes na troca de material. “Mas, pode acontecer outro tipo de negociação, que a gente chama de troca indireta, que possa envolver dinheiro, mas principalmente, ser um colecionador. É você uma pessoa que gosta do que faz, e aí a gente procura adquirir um objeto que não tem, por isso muitas vezes o objeto de desejo acaba sendo valorizado. Mas a pessoa pode levar alguma coisa que ela queira negociar ou vender, ou pode também ir para comprar ou só aprender mesmo”.
Na exposição, o público vai ver de tudo um pouco, como cédulas, moedas, carrinhos antigos, figurinhas, entre outros itens colecionáveis. “A gente tem dentro da nossa associação gente que coleciona desde prato, talheres, bicicletas, relógios antiguidades, tem colecionadores de tudo. Por isso que esse termo multicolecionismo foi uma coisa que nasceu aqui em Prudente e é uma coisa que tem sido divulgada, difundida para o resto do Brasil. Hoje a gente tem muito respeito com o colecionador porque eu mesmo coleciono há mais de 50 anos”.
A associação tem atualmente 150 colecionadores cadastrados de Prudente e região. “Eu sou médico veterinário de formação, e colecionador. Eu coleciono relógio, caneta tinteiro, pedra, livros, facas, espadas, canivetes, entre outros itens. A gente não precisa ter muita coisa para ser um colecionador, basta ter alguns objetos que te agradam, ter um cuidado para aquilo não estragar”.
SERVIÇO
Encontro Nacional de Multicolecionismo
Parque Shopping Prudente
Até domingo (13): das 9h às 21h