Prudente recebe projeto itinerante de capacitação em energias renováveis nesta terça e quarta

Interessados no atendimento gratuito devem fazer inscrição pela internet; serão quatro horas de treinamento para instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2021
Horário 13:50
Foto: Cedida
Aulas serão realizadas em sala de aula adaptada, construída dentro de unidade móvel
Aulas serão realizadas em sala de aula adaptada, construída dentro de unidade móvel

O governo de São Paulo, por meio da Sima (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), incluiu Presidente Prudente no trajeto do Road Show Huawei Solar, um projeto itinerante da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) e que recebe apoio do Estado para estimular o mercado de energias renováveis.

Nesta terça e quarta, a cidade será beneficiada por meio de cursos introdutórios de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. O atendimento é gratuito.

“Esse trabalho no Estado contabiliza importantes resultados, e essa parceria com a ABGD é fundamental, pois contribui para fomentar cada vez mais o uso de energias renováveis em nosso território e ainda o mercado de trabalho”, destaca o secretário Marcos Penido.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.roadshowhuaweisolar.com.br. No respectivo dia do treinamento, os inscritos terão que doar 1 kg de alimento não perecível.

As aulas serão realizadas em uma sala de aula adaptada, construída dentro de uma unidade móvel e que conta com cozinha e lavanderia com sistema de microgeração on-grid e off-grid real, utilizadas para atividades demonstrativas.

Serão quatro horas de treinamento, que incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Os alunos que tiverem interesse em obter a certificação de instaladores serão encaminhados para a capacitação integral, oferecida pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e por outras instituições de ensino.

Ação em SP

No total, 319 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa no Estado. A ação, que já passou por 13 municípios do Vale do Ribeira e Campinas, está em consonância com as medidas do governo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em prol de um meio ambiente mais sustentável. Entre elas, as metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas, contribuindo para o cumprimento do Acordo de Paris e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, das quais o governo de São Paulo aderiu em 2021, e também aos compromissos destacados durante a COP26 (Conferência das Partes), realizada na Escócia entre o final de outubro e início de novembro.

O projeto da associação, que já passou por outros Estados brasileiros, conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e da Solfácil.

Publicidade

Veja também