Prudente recebe Química na Praça

Nele, os curiosos puderam presenciar diversas experiências, que tinham o objetivo de demonstrar que a matéria está presente no dia a dia.

PRUDENTE - Flávio Veras

Data 15/06/2014
Horário 11:10
 

Presidente Prudente recebeu na manhã de ontem a 6ª edição do projeto Química na Praça, realizado pelas universidades públicas do Estado de São Paulo, e que ocorreu pela segunda vez na cidade. Segundo os organizadores, o objetivo da iniciativa é aproximar a população leiga à ciência e comemorar o Dia da Química, que ocorrerá no próximo dia 18.

Jornal O Imparcial Estande de química reuniu diversos curiosos, ontem

O projeto teve a participação de alunos da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), USP (Universidade de São Paulo) e Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). O estande, que foi instalado na Praça Nove de Julho, chamou a atenção de muita gente que passava pelo local. Nele, os curiosos puderam presenciar diversas experiências, que tinham o objetivo de demonstrar que a matéria está presente no dia a dia.

De acordo com Beatriz Eleutério Goi, coordenadora do projeto e professora de curso de Química da Unesp de Prudente, com a ação, as pessoas ficam mais próxima à disciplina, a qual é erroneamente tida como um "bicho-papão" pela maioria da população. "A química está no nosso cotidiano e a população, percebendo isso, acaba vendo que ela não é nenhum bicho de sete cabeças", esclarece.

Além disso, Goi explica que muitas pessoas abordadas se dizem em dúvida sobre qual carreira seguir. Portanto, o trabalho também serve para mostrar que a ciência pode ser um caminho. "Tenho alguns alunos que decidiram estudar Química devido a essa abordagem. Portanto, acredito que esse é um efeito prático do resultado trabalho", expõe.

Para a aluna da Unesp de São José do Rio Preto, Thais Sales Pinheiro, 20, a iniciativa é uma forma de aprender ainda mais sobre a ciência. "Além disso, nos preparamos para o mercado de trabalho, pois aqui temos que praticar ministrar miniaulas", finaliza.
Publicidade

Veja também