Prudente se destaca nacionalmente com proporção de unidades de saúde, aponta IBGE

Na cidade, relação é de um estabelecimento para cada grupo de 358 pessoas; coordenadas levam em consideração municípios brasileiros com mais de 200 mil moradores

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/02/2024
Horário 19:43
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Em Prudente, relação é de um estabelecimento de saúde para cada grupo de 358 pessoas
Em Prudente, relação é de um estabelecimento de saúde para cada grupo de 358 pessoas

Presidente Prudente tem a principal proporção de estabelecimentos de saúde entre cidades brasileiras com mais de 200 mil moradores: a relação é de um local para cada grupo de 358 pessoas - 631 endereços e 225,7 mil habitantes, apontam coordenadas geográficas do Censo Demográfico 2022 divulgadas hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com os resultados, os municípios paulistas ocupam o topo do ranking. Das 10 cidades com maior presença desses endereços ante a população, nove ficam em São Paulo.

Marília (a 437 km da capital) vem na sequência de Prudente, com um estabelecimento de saúde para cada grupo de 374 habitantes. Rio Claro (a 177 km de São Paulo) aparece depois, com um endereço desse tipo para cada parcela de 446 pessoas.

Pelos critérios do Censo, estabelecimentos de saúde incluem hospitais, postos de saúde e outras unidades de atendimento, públicas ou privadas. Consultórios médicos, diz o IBGE, não entram nessa categoria - são registrados em outras finalidades na pesquisa.

Estabelecimentos religiosos

Ainda segundo o IBGE, o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que a soma daqueles de saúde e de ensino somados. Esses espaços são 579,8 mil. Já os de ensino, 264,4 mil, e de saúde, 247,5 mil.

Além disso, os recenseadores contaram 11,7 milhões de estabelecimentos com outras finalidades, categoria, segundo o IBGE, que abrange lojas. Este tipo representa 10,5% do total de 111,1 milhões de coordenadas mapeadas no Censo. A maior parte, 90,6 milhões, são domicílios particulares.

Essas informações indicam quais são os usos de cada endereço visitado pelos recenseadores em 2022. Segundo os técnicos do IBGE, servem para responder a questionamentos sobre onde está a população brasileira, agora de forma mais precisa, e para embasar políticas públicas.

Além dos domicílios em cada município, também é possível visualizar o número de estabelecimentos religiosos, de saúde e de ensino encontrados por recenseadores nos municípios. 

No quesito religião, o destaque fica com cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. Em Itaboraí (a 52 km da capital fluminense), os dados do Censo 2022 indicam a existência de um estabelecimento religioso para cada grupo de 158 pessoas. É a maior presença desses endereços entre os municípios com mais de 200 mil habitantes no Brasil. O Censo contabilizou em Itaboraí um total de 1.423 estabelecimentos religiosos e uma população residente de 224,3 mil pessoas.
Conforme os critérios do Censo, estabelecimentos religiosos podem incluir igrejas, templos, sinagogas, centros espíritas, terreiros e outros.

Estabelecimentos de ensino

A maior proporção de estabelecimentos de ensino entre os municípios de mais de 200 mil moradores foi verificada em Santarém (a 1.233 km de Belém), no Pará, conforme os dados do Censo. No município, a relação foi de um endereço do tipo para cada grupo de 547 habitantes. Em Santarém, o recenseamento contabilizou 607 estabelecimentos de ensino e 331,9 mil moradores.

De acordo com o IBGE, estabelecimentos de ensino abrangem escolas particulares e públicas, universidades e outras instituições, como creches, desde que formalizadas.

(Com informações dos repórteres Diana Yukari, Leonardo Vieceli, Gustavo Queirolo e Lucas Lacerda, da Folhapress)

Publicidade

Veja também