Prudente sedia Campeonato Estadual de Badminton

Ao todo, desde ontem, 74 atletas estão em busca de pódios na competição para jovens, abertos e parabadminton, no ginásio

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 03/09/2017
Horário 14:47
José Reis, 74 atletas de 12 entidades disputam 4ª etapa do Campeonato Estadual, em Prudente
José Reis, 74 atletas de 12 entidades disputam 4ª etapa do Campeonato Estadual, em Prudente

Doze entidades estão em Presidente Prudente disputando a 4ª etapa do Campeonato Estadual de Badminton desde ontem, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi. Ao todo, 74 atletas estão em busca de pódios na competição para jovens, abertos e parabadminton realizada pela Febasp (Federação de Badminton do Estado de São Paulo), em parceria com a Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente).

Na manhã de ontem, competindo em duplas, os atletas vindos de Campinas, o medalhista nacional Leonardo Martelli, 16 anos (categoria A), que já garantiu um terceiro lugar no sul-americano, no Peru, e o campeão estadual simples e em duplas (categoria C) Lucas Mangiterra, 17, salientaram a confiança na vitória. “A competição está bem bacana, todos jogando bem, mas viemos para levar o ouro [risos]”, enfatizou Lucas.

O desejo é compartilhado por todos os outros atletas, em uma disputa de três sets de 21 pontos, como expôs. João Delicoli Neto, 13 anos, conseguiu 2º lugar em duplas na modalidade estadual, que faz dupla com Rafael Fonseca, um dos nove atletas do Sesi, que treinam através do PAF (Programa Atletas do Futuro), apadrinhado por O Imparcial. “Que consigamos fazer um bom jogo e deixar o ouro em casa [risos]”, acentua o jovem atleta.

A equipe prudentina de badminton, formada em agosto de 2013, é treinada por Mayara Bacarin, que é a coordenadora local da modalidade esportiva. “Primeiramente, é uma alegria grande podermos receber a competição em nossa cidade, em nosso terceiro ano de federação. Estamos com nove atletas e confiantes em medalhas e pódios”, destacou a coordenadora.

 

Em família

E dando exemplo de um bom esportista, há 30 anos se dedicando à modalidade, o presidente da federação, Manoel Gori, também entra em quadra, hoje, fazendo dupla com seu filho Vinícius. Ele expõe que a federação é composta por oito regiões esportivas e Prudente, a sétima, recebe uma etapa estadual pela primeira vez.

“O Badminton cresceu muito na região. Ano passado estive aqui com o Sesc Thermas e trazer uma etapa estadual para a cidade é importante para que o esporte possa crescer ainda mais e ganhar novos adeptos. Em 2007 o Brasil conquistou a primeira medalha; 2011 Guadalajara ; 2015, no Canadá e o ano passado, pela primeira vez nas Olimpíadas. O esporte já não é mais tão desconhecido”, garante orgulhoso o presidente da Febasp.

Publicidade

Veja também