Prudente sedia estaduais de basquete e handebol

VITRINE ESPORTIVA Competições reúnem cerca de 1,2 mil atletas com idade até 16 anos, de 50 municípios de todo Estado de São Paulo

Esportes - PAULO TAROCO

Data 01/11/2017
Horário 13:34
Marcio Oliveira, Santa Rita do Passa Quatro e Tupã se enfrentaram na tarde de ontem
Marcio Oliveira, Santa Rita do Passa Quatro e Tupã se enfrentaram na tarde de ontem

Presidente Prudente sedia até sábado duas competições estaduais para atletas com idade até 16 anos. A cidade abriga neste período a 18ª Copa de Handebol e a 7ª Copa de Basquete. As competições reúnem cerca de 1,2 mil atletas, representantes de 50 municípios do Estado de São Paulo. A cerimônia de abertura ocorreu na noite de domingo, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi. Ontem, o mesmo local foi um dos palcos dos jogos que marcaram o segundo dia de disputa, entre as cidades que visitam Prudente.

O basquete, nas classes masculina e feminina, foi a modalidade que movimentou o segundo dia de jogos no Watal Ishibashi. No período da manhã três partidas foram realizadas. Já no período da tarde, outras quatro partidas complementaram a rodada.

Neste clima, enquanto algumas equipes entram em quadra, outras aproveitam para acompanhar a Copa e conhecer um pouco mais sobre o nível dos próximos adversários. Com este intuito, a equipe masculina de São José do Rio Preto (SP) assistia a primeira partida do período da tarde, entre Santa Rita do Passa Quatro (SP) e Tupã (SP), antes do início de seu jogo contra Junqueirópolis, que viria na sequência.

Atento, ao lado dos atletas rio-pretenses, estava o treinador do time, Renato Dário, 45 anos, com 34 deles dedicados ao basquete. Renato é natural de Dracena (SP), onde iniciou a carreira como atleta profissional na modalidade, mas há cerca de 20 anos está em Rio Preto, dando continuidade na trajetória dele com o basquete, tanto como jogador, agora como treinador.

Renato salienta sobre a importância de competições como a 7ª Copa, vista por ele como uma vitrine para os jovens atletas de todo Estado. “Nesse tempo em Rio Preto tive a oportunidade de trabalhar com o Alex Garcia, hoje da equipe profissional de Bauru. Fomos campeões dos Jogos da Juventude, em 1999, pois ainda não havia a Copa. É uma competição muito importante para a formação dos garotos, tanto no currículo esportivo, como bagagem pessoal”, avalia o treinador.

 

Esporte e cidadania

A mesma visão de Renato tem o ala da equipe rio-pretense, Arian Cezar Teixeira, 16 anos. Ele integra o time da cidade há cerca de três anos, quando iniciou no basquete por meio de um projeto municipal. Entretanto, como conta Arian, “após algumas reduções no apoio destinado ao projeto, a equipe busca apoios extras para manutenção do próprio time”, explica.

Diante das dificuldades enfrentadas dentro e fora das quadras, Arian destaca também a importância da competição estadual para os jovens jogadores. “Acredito que iremos evoluir não só como atletas, mas como pessoas, como homens. Temos um sonho de nos destacar como atletas profissionais. Mas esses momentos nos ensinam também sobre nossas responsabilidades e como cidadãos”, completa o ala de Rio Preto.

As disputas são organizadas pela Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo), com apoio da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente).

Publicidade

Veja também