Presidente Prudente é uma das 179 cidades brasileiras participantes do festival mundial de divulgação científica Pint of Science, que vai ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de maio. Com coordenação executiva da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), a iniciativa, que está na segunda edição na cidade, este ano vai reunir pesquisadores para discutir o impacto da inteligência artificial no cotidiano, na saúde e na forma em que percebemos a realidade.
Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. “O nosso objetivo é promover um bate-papo entre cientistas e público, em uma linguagem acessível e em um contexto descontraído”, explica o vice-diretor da FCT, Prof. Dr. Ricardo Pires de Paula.
O Pint of Science é um evento sem fins lucrativos realizado de forma voluntária. O festival ocorre simultaneamente em quase 500 cidades de mais de 20 países do mundo. Para a professora Dra. Tayná Gouveia, membro da Comissão Organizadora local do festival, “o evento visa inspirar jovens estudantes e a sociedade a promover o interesse e a divulgação da ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país”.
A temática central do festival em Presidente Prudente, que será realizado na Fábrica Gastrobar, será “Inteligência Artificial: decifra-me ou te devoro”. “Queremos conversar com a sociedade sobre os impactos da inteligência artificial em vários contextos, como no cotidiano, na saúde e na apreensão da realidade”, diz o vice-diretor.
Os cientistas que vão conduzir os bate-papos são de diferentes áreas do conhecimento e de diversas instituições de ensino e pesquisa. No dia 13 de maio, as palestras serão com Alexandre Mainardi (CEO da Nuvem UAV), Prof. Dr. Danillo Roberto Pereira (FCT Unesp) e Prof. Me. Murillo Paiano (Toledo). A banda Elephant Blue fará uma apresentação musical.
Na terça-feira, 14 de maio, a temática versa sobre as diferentes formas de apreensão da realidade no contexto de produção de imagens e conteúdos científicos por meio da inteligência artificial. Os palestrantes convidados são Prof. Dr. Beto Klein (UEL), Profa. Ma. Priscila Guidini (Unoeste) e Profa. Dra.Tayná Gouveia (FCT Unesp). A banda Stereonatos será a atração musical da noite.
E no último dia do Pint of Science, 15 de maio, o tema será voltado à área de saúde e o uso das novas tecnologias. Os professores Dr. Cássio Oishi (FCT Unesp), Dra. Carolina Rocha Betonico (Fema) e Ma. Gisele Quinallia conduzirão o bate-papo, que será encerrado ao som da música da banda Véijão.
O Pinf of Science surgiu na Inglaterra em 2012, com os pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul do Imperial College London. Eles convidaram pacientes que faziam tratamento para Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para falar da pesquisa que estavam realizando. A atitude motivou outros cientistas a saírem de seus laboratórios para falar de ciência.
SERVIÇO
A edição 2024 do Pint of Science em Prudente é uma realização da FCT Unesp e da Fábrica Gastrobar, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Inova Prudente e Oeste Valley. São patrocinadores desta segunda edição em Prudente: Nuvem UAV, T2R, CalEnglish School, MW Estímulos à Autopedagogia e Números Não Mentem - Gestão Financeira Empresarial.
O evento será às 19h, nos dias 13, 14 e 15 de maio, na Fábrica Gastrobar, localizada na Rua Adílio Artoni, 32, Jardim Petrópolis. Não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento.