Prudente sediará fórum de engenharia e desenvolvimento regional do Crea-SP

Evento, que visa promover educação ambiental e capacitar gestores públicos, está com inscrições abertas até 26, e será realizado dias 27 e 28

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2021
Horário 09:12
Foto: Cedida
Fórum terá formato presencial e online
Fórum terá formato presencial e online

Para contribuir com a adequação dos municípios ao Marco Legal do Saneamento Básico - que prevê a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto -, o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) promove, em 27 e 28 de agosto, o 1º Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional, em parceria com a AEAAPP (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente) e o Instituto Transforma. Durante o evento, serão debatidas soluções para capacitação dos gestores públicos, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente
Em formato presencial e online, no fórum será apresentado case de responsabilidade social no tratamento dos resíduos sólidos com o Instituto Transforma, bem como um panorama regional sobre as parcerias para a gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. Os painéis também tratam sobre a responsabilidade legal e penalidades, a taxa de lixo, transbordo e recursos financeiros. 
O presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese, destaca o papel da área tecnológica em criar os recursos necessários para solucionar o desafio das cidades: “A área tecnológica está no centro da questão do saneamento básico, juntamente com a gestão e a capacitação, para a elaboração de estratégias que abranjam a sustentabilidade em nível ambiental, econômico e social. O Crea-SP atua como disseminador de boas iniciativas para auxiliar os gestores municipais a ficarem em conformidade com a legislação”, afirma.
Por sua vez, o presidente da AEAAPP, engenheiro Ronaldo Florentino dos Santos, aponta que a destinação dos resíduos é uma agenda na qual a sociedade precisa estar inserida com o poder público e a engenharia. “Os profissionais da engenharia são os responsáveis por encontrar soluções para preservação do meio ambiente e desenvolvimento da infraestrutura. No evento, discutiremos os caminhos e soluções técnicas das boas práticas de engenharia, inovação tecnológica e responsabilidade social para aplicação na nossa região, servindo de exemplo para o Estado”.

Destinação correta

Para o conselheiro do Instituto Transforma e presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso, o fórum fornece os instrumentos necessários para que os gestores públicos possam dar a destinação adequada aos resíduos sólidos, atendendo aos dispositivos legais do Marco Legal do Saneamento Básico. “A Transforma entra com uma tecnologia de aproveitamento e destinação dos resíduos, e queremos expor essas alternativas para que prefeitos tenham ações efetivas para esse problema que é iminente. O que a Transforma traz de novidade é a resolução do dano ambiental ao deixar de poluir e reaproveitar os resíduos para que sejam utilizados menos recursos naturais”, avalia. 
Com o Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional, os gestores públicos terão acesso aos projetos desenvolvidos no âmbito do reaproveitamento de resíduos sólidos e seus benefícios, como reciclagem, geração de energia, e criação de novos empregos. Além disso, contarão com apoio sobre os mecanismos para elaborar e contratar os serviços via licitação. 
O evento conta com apoio institucional da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), do IPEEA (Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia), da Mútua do Crea-SP e da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista)

SERVIÇO
O prazo para a inscrição é até 26 de agosto. Para conferir a programação completa e participar do evento na modalidade online, acesse: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_aFKYBVbyTmeituih4Z09uA. Para se inscrever, clique aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYg-4BlsE0AkBnWdl-QdfyKimYyxkkdFcQhTcfmJQydStSoQ/viewform

SAIBA MAIS

Transforma Energia constrói unidade de transbordo de resíduos

Conceito de gestão ambiental é fomentado em parceria entre Unesp e Transforma Energia

Publicidade

Veja também