Prudente tem 1º sepultamento de animal

Idealizado desde 2012, mas com licenças para operar desde 2016, cemitério realizou ontem a pré-inauguração do espaço, destinado a animais de pequeno porte

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 06/02/2020
Horário 05:18
Weverson Nascimento - Ideia é expandir o cemitério, de forma que possa incluir 8 mil sepulturas
Weverson Nascimento - Ideia é expandir o cemitério, de forma que possa incluir 8 mil sepulturas

Vínculos com animais de estimação, muitas vezes, ultrapassam amores que nem as relações humanas podem compreender. De tal forma que, na hora da despedida, a dor sentida não é menor. A fim de dar a oportunidade para que pessoas e famílias possam ter um espaço para se despedir do melhor amigo, foi criado em Presidente Prudente o Pet Parque Memorial, cemitério de animais destinado a seres de pequeno porte. O local ainda não foi inaugurado oficialmente, mas, ontem, já realizou o primeiro sepultamento, que também é o primeiro na cidade.

Na ocasião, trata-se de uma cadela da raça pinscher, pertencente a uma família prudentina, que preferiu não se pronunciar sobre a situação. Mas, de acordo com um dos proprietários do local, Fernando Luizari Gomes, foi uma maneira de antecipar a inauguração do local, “atendendo um pedido de um ente querido” e, assim, iniciando um processo inédito: dar dignidade aos animais. “A família não queria cremar o animal, então, decidimos dar início”, completa.

Ainda de acordo com Fernando Luizari, o espaço em si ainda não está 100% finalizado. Por conta disso, o cemitério está aberto ao público que queira tirar dúvidas, contudo, inicialmente está sendo realizado apenas o credenciamento com clínicas veterinárias da cidade, para dar início oficial aos trabalhos, “devagar”, passo a passo, mas de forma ordenada. “Será um espaço onde as pessoas poderão se despedir e visitar seus entes quando quiserem”, pontua.

ESTRUTURA E

FUNCIONAMENTO

O cemitério é o primeiro a ser inaugurado na região do oeste paulista, conforme explica o também sócio-proprietário, Mirival Toledo Munhoz. Os mais próximos, conforme ele, estão localizados em Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP).

Mas, com a constituição do espaço, logo de cara há a previsão de atender cerca de 200 sepulturas. Previsão, pois, como detalha Fernando Luizari, dependendo do tamanho de cada animal, o espaço poderá ser otimizado. “Cada cova possui o tamanho máximo de 1,60 metro de comprimento. A exemplo do sepultamento de hoje [ontem], por ser uma pinscher, não usou nem metade disso”, destaca. Sendo assim, pode ser que exista uma disponibilidade que varia entre 100 a 300 sepulturas. Mas a ideia maior existe: expandir o espaço para 8 mil.

E no local, como frisado por ele, apenas animais de pequeno e médio porte podem ser atendidos, Fernando exemplifica com: cães e gatos de todos os tamanhos, porcos, peixes, hamsters, entre outros pets que não fujam dessas medidas. “Cavalos e bois, por exemplo, são alguns tipos que não podemos atender incialmente”, frisa. A título de comparação, a estrutura do local é parecida com a do Cemitério Municipal Campal, com placas de concreto que ficam por baixo de um gramado, no entanto, neste caso, acima do solo.

A permanência do animal dentro da sepultura tem um prazo de validade de três anos. Posteriormente, a ossada é encaminhada para outro espaço. Além disso, a ideia do Pet Parque Memorial é construir salas de velório “num futuro próximo”, lembra ambos os proprietários. As obras foram iniciadas em 2019.

SAIBA MAIS

É válido lembrar que, desde 2016, quando o empreendimento conseguiu as licenças ambientais necessárias para operar no local, iniciou-se também uma batalha judicial com moradores e outras pessoas jurídicas que possuem jurisdições próximas ao local. Com direito ao envolvimento do MPE (Ministério Público Estadual), o imbróglio girou em torno da possibilidade de se contaminar o solo. Mas, conforme os proprietários do local, o espaço venceu na Justiça, e provou que não existe a possibilidade de contaminação.

SERVIÇO

Para quem ficou interessado em saber mais informações sobre o espaço e o funcionamento, o Pet Parque Memorial atende os clientes pelo telefone 99779-1619. O espaço fica localizado na zona rural de Prudente, nas proximidades do Rancho Quarto de Milha.

Publicidade

Veja também