Prudente tem mutirões de saúde em ambulatório e nos distritos neste mês

Consultas com especialistas serão destinadas a pessoas selecionadas pelo sistema Cross e contatadas pela Central de Vagas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/09/2025
Horário 17:38
Foto: Arquivo
Consultas com especialistas ocorrerão no Ambulatório Médico de Especialidades
Consultas com especialistas ocorrerão no Ambulatório Médico de Especialidades

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), vai realizar mutirões neste mês de setembro com a finalidade de diminuir o tempo de espera na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para consultas com especialistas. A iniciativa também integra as comemorações dos 108 anos da cidade.

No CEM (Centro Médico de Especialidades), situado no Ambulatório Médico de Especialidades "Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima", ao lado do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, serão oferecidas consultas gratuitas para 10 especialidades.

Os atendimentos do CEM serão destinados às pessoas que foram selecionadas conforme a demanda da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Os contemplados serão contatados pela equipe da Central de Vagas.

Neste sábado, dia 6 de setembro, das 8h às 12h, acontece o primeiro mutirão no CEM, que vai atender cardiologia, gastroenterologia, ultrassom endovaginal e cardiopediatria.

Dia 13, das 8h às 16h, serão oftalmologia, dermatologia e blefaroplastia. Dia 20, das 8h às 12h, o CEM vai atender pacientes da neurologia.

Por fim, dia 27 de setembro, das 8h às 12h, o mutirão do CEM será para atendimentos da cardiologia.

Ações em distritos

Ainda na programação de 108 anos de Prudente, a Sesau vai promover quatro ações de saúde coletiva, uma em cada distrito. Neste caso, os atendimentos serão por demanda espontânea, abertos à comunidade.

Serão oferecidos aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para hepatite, HIV (vírus da imunodeficiência humana) e sífilis, vacinação, avaliação odontológica, coleta de Papanicolau, auriculoterapia e orientações nutricionais com cálculo de IMC (índice de massa corporal).

A UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) também estará nos distritos para microchipagem dos animais, vacina antirrábica, coleta de sorologia para leishmaniose e orientações em geral.

Para as crianças, atividades recreativas como cama elástica, algodão-doce e trenzinho do turismo.

Neste sábado, dia 6, já acontece a primeira ação de saúde coletiva, que será das 9h às 11h, em Ameliópolis.

Cronograma das ações de saúde coletiva

  • 6 de setembro, das 9h às 11h: Ameliópolis;
  • 13 de setembro, das 9h às 11h: Eneida;
  • 20 de setembro, das 9h às 11h: Floresta do Sul;
  • 27 de setembro, das 9h às 11h: Montalvão.
Publicidade

Veja também