Prudente tem número insuficiente de doadoras de leite materno para atender prematuros

Em abril, Banco de Leite contava com 50 voluntárias para 74 bebês; com isso, unidade só consegue liberar 50% da demanda diária dos hospitais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2021
Horário 13:43
Foto: Marcos Sanches/Secom
Banco de Leite de Prudente atende prematuros de cinco hospitais
Banco de Leite de Prudente atende prematuros de cinco hospitais

Por conta da pandemia da Covid-19, as doações de leite materno seguem aquém do necessário para atender os bebês prematuros em Presidente Prudente. De acordo com a coordenadora da unidade, Adriana Monteiro, o mês de abril fechou com 50 voluntárias cadastradas para atender 74 prematuros. “O número é abaixo do esperado, pois precisaríamos ter 100 doadoras cadastradas para atender essa demanda”, aponta.

“Neste fluxo de hoje, só conseguimos liberar 50% do pedido diário feito pelos hospitais. A meta mínima é de 65% diariamente quando não tem o leite exclusivo da mãe”, completa.

Conforme a coordenadora, neste mês, o Banco de Leite tem realizado o atendimento de 24 prematuros por dia. Eles são de cinco hospitais, sendo o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital e Maternidade Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, Hospital Iamada, Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e Santa Casa de Misericórdia.

Ela lembra às interessadas que a equipe leva às residências todo o material esterilizado para a coleta do leite e orienta sobre todos os cuidados.

Ações de incentivo

Em referência ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é lembrado no dia 19 de maio, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizará ações para incentivar a doação de leite materno. Por conta da pandemia, não haverá ações presenciais. A campanha será marcada com cartazes nas unidades de saúde, além de live na internet.

A transmissão ocorrerá no dia 18 de maio, às 14h, com as doadoras cadastradas no Banco de Leite do município. O encontro para um chá virtual com as voluntárias será veiculado pelo Google Meet e terá sorteio de brindes para as participantes. A live contará com a presença da pediatra Maria Helena Coimbra e da nutricionista Juliana Santiago.

No dia 19, das 12h às 16h, a equipe do Banco de Leite participará de uma de webconferência do Fórum de Cooperação Técnica Internacional sobre o tema "Doação de Leite Humano: Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19". Será transmitido pela Rede Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)

Serviço

O Banco de Leite Humano, que antes funcionava no Palácio da Saúde, atualmente está instalado no Ambulatório Médico localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, no Jardim Esplanada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3229-1249, no período das 8h às 16h.

Publicidade

Veja também