Prudentina participa de reality show da Rede Globo, The Voice 2918

Sarah Renata, que está no time de Ivete Sangalo, enxerga programa como uma porta de entrada para conquista de seus sonhos

-

Data 11/08/2018
Horário 04:00
Divulgação/Globo - Na apresentação de estreia, “Amor de Índio” foi canção escolhida pela cantora
Divulgação/Globo - Na apresentação de estreia, “Amor de Índio” foi canção escolhida pela cantora

Prudentinos que assistiram o reality musical The Voice, na Rede Globo, no dia 2 de agosto se surpreenderam com uma participante em especial: a também prudentina Sarah Renata Ferreira, 25 anos cantando “Amor de Índio”.

A cantora, natural de Presidente Prudente, moradora de Barueri (SP) que arrumou as malas e foi em busca de seus sonhos -soltando sua voz ao vivo no programa- conversou com a reportagem falando um pouco de sua trajetória musical e sobre essa nova experiência na carreira.

Formada em Letras, a jovem que canta desde os 9 anos e tem a MPB (Música Popular Brasileira) no coração e conta com quatro projetos autorais enxerga o programa como uma porta de entrada para a conquista de seus sonhos.

“Estar no The Voice é a ‘experiência mais louca’ que já vivi. Embora a rotina seja intensa, o ambiente é confortável e amigável. Você conhece muita gente boa, todo mundo que está lá já passou por muitas coisas, tem um preparo musical e emocional muito grande”, explana.

Sobre estar no time da rainha do axé, Ivete Sangalo, a cantora não poupa elogios para falar da mentora. “Ela é tudo aquilo que as pessoas imaginam. É a própria imagem que ela passa na televisão. Espontânea, simples, alegre, tem um jeito cuidadoso em tratar as pessoas. É uma honra poder dividir um tempo ao lado dela”, ressalta Sarah Renata.

Fazendo as malas

Sarah revela que não esperava ser chamada para o programa. Conforme ela, havia feito a inscrição no meio do ano passado – durante a exibição da edição de 2017. “Na minha cabeça só conseguiam essas coisas pessoas que tinham contatos importantes. Mas não, fiz a inscrição normal pela internet e quando menos esperava recebi um email de confirmação”, lembra.

Com isso, em junho, ela saiu de Barueri para a sede do programa carregando o amor pela música na bagagem. “Quero poder mostrar minha música, aproveitar para receber o máximo de conhecimento que puder, tentar fazer com que seja uma vitrine mesmo, para o Brasil me conhecer. Conhecer o meu trabalho”, pontua.

Sobre seu diferencial musical, Sarah acredita que seja o fato de se preocupar em passar uma mensagem. De acordo com ela, não basta uma música ser bonita, ela tem que fazer sentir, refletir, trazer algo para acrescentar na vida das pessoas.

“Meu desejo é que a música seja algo que marque, sempre busco transmitir paz com a minha, porque é paz que eu sinto, e desejo que as pessoas sintam essa mesma paz ao me ouvirem”, acentua.

Cedida - “Aprendi teclado, fiz Técnico em Música e agora estou terminando Produção Musical”, expõe a cantora

Começo do sonho

Como mencionado, foi aos nove anos que Sarah Renata deu os primeiros sinais que teria o palco como seu lar. Segundo ela, sempre teve muita influência da família, uma vez que, vem de um círculo de músicos como seu pai e seu irmão. Ela explica que os pais sempre a incentivaram em estudar música e desenvolver seus dons. Por isso, aos 15 começou a fazer violão e não parou mais. “Aprendi teclado, fiz Técnico em Música e agora estou terminando Produção Musical”, expõe.

Sarah fala que a reação dos pais ao saberem que ela estaria participando do The Voice, não poderia ter sido melhor! Mas, revela quando souberam que ela queria a música como profissão o processo foi longo. “Eles sempre incentivaram, mas meu pai sempre deixou claro que gostaria que eu estudasse e levasse a música apenas como hobby, mas depois de muito, agora aceitam numa boa”, destaca.

O motivo do receio, conforme ela é pelo fato da não valorização merecida e do mercado altamente competitivo. “Eu entendo os motivos que eles tinham, pois é uma vida bem instável, mas hoje, graças a Deus consigo trabalhar com o que eu gosto [música] e ter um salário fixo, então eles ficam tranquilos [risos]”, reforça.

Divulgação / Globo - No palco do The Voice, dia 2, Sarah Renata surpreendeu prudentinos com sua participação

Sarah do avesso

No The Voice Sarah dá vida a clássicos da música, mas na rotina, compõe freneticamente seus próprios versos. O último de seus quatro projetos autorias lançados é um EP com quatro canções intitulado “Avesso”, por se tratar de um novo lado dela que nunca havia mostrado profissionalmente.

“É quase como um divisor de águas, é o primeiro trabalho que faço que não tem cunho religioso, e também é minimalista, apenas voz e guitarra, uma parceria com Mateus Asato [guitarrista da cantora Jessie J]”, explana Sarah.

Segundo ela, a ideia é mostrar que uma boa canção, muitas vezes, não precisa de sobrecarga de elementos, apenas de voz e harmonia. “Queremos trazer simplicidade além de ser um divisor de águas em termos de exibição, por isso o nome avesso. O EP fala sobre amor, de acontecimentos cotidianos da vida, coisas comuns. Em termos de experiência musical, acaba chocando. As pessoas só irão entender essa diferença de produzir algo mais aberto quando souberem das experiências que tive antes com o universo da música religiosa. Quero desmistificar isso, mostrar que é possível unir os dois estilos de música”, enfatiza.

“Meu desejo é que a música seja algo que marque, sempre busco transmitir paz com a minha, porque é paz que eu sinto, e desejo que as pessoas sintam essa mesma paz ao me ouvirem”

Sarah Renata Ferreira da Silva

cantora e professora de violão

Cedida - Depois das aulas de violão, artista não parou mais de estudar e desenvolver habilidades musicais

Publicidade

Veja também