Prudentino que trabalha com cidadania italiana desenvolve projeto para Prudente

A partir de 2022, o empresário Danilo Lodron pretende começar um movimento em prol das famílias descendentes, através de eventos, palestras e informações sobre a cultura do país europeu

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 09/01/2022
Horário 05:20
Foto: Cedida
Viagem à Itália em 2019
Viagem à Itália em 2019

Em meados de 2007, o empresário Danilo Lodron, natural de Presidente Prudente, começou a ir atrás de sua própria história, descobrindo a origem da sua família: Trento, Itália. Em 2013, foi reconhecido cidadão italiano e, desde então, começou a ajudar pessoas de forma gratuita a obter o sonhado documento europeu, a fim de que pudessem resgatar suas próprias origens e saber da própria história. O trabalho, que começou de forma voluntária, virou uma empresa – a Lodron Cittadinanza Europea. Agora, Danilo também tem o intuito de começar um movimento em prol das famílias descendentes em Prudente, através de eventos, palestras e informações sobre a cultura italiana.

“A importância é resgatar aos tantos netos e bisnetos dos nossos queridos antepassados italianos que vieram rumo ao desconhecido há mais de 100 anos e lutaram bravamente pela melhoria de vida própria e de seus filhos”, conta Danilo sobre o projeto que terá início a partir de 2022. A iniciativa, apoiada pela Lodron Cittadinanza Europea, pretende promover uma maior divulgação da cultura italiana através de eventos que também serão solicitados junto ao Consulado Geral da Itália, em São Paulo.

EMPRESA

LODRON

A ideia de criar a empresa Lodron Cittadinanza Europea, que vai apoiar o movimento a partir de 2022, veio desde quando Danilo começou montar a sua árvore genealógica, e, desde essa época, nunca mais parou. “Foram mais de 10 anos em que, esporadicamente, ajudei pessoas também a obter esse sonho. Entretanto, as coisas foram acontecendo, o volume de pessoas foi surgindo de forma natural e eu precisei ter mais tempo para atender os que me procuravam”, relata sobre a ideia que se tornou um empreendimento em janeiro 2019.

Hoje, a empresa oferta todas as etapas do reconhecimento à cidadania italiana, que vai desde a pesquisa genealógica inicial (montagem da árvore familiar), emissões dos documentos italianos e brasileiros, retificações (correções de certidões civis de forma administrativa e judicial brasileira), traduções, apostilamentos, até a entrega da documentação para via administrativa direto na Itália. Além disso, oferta o meio mais procurado hoje em dia: cidadania italiana via judicial no Tribunal de Roma, sendo esta a modalidade mais procurada até mesmo por poder dividir os custos entre os membros em comum do mesmo dante causa italiano (aquele que transmite cidadania).

 

CIDADÃO

ITALIANO

Danilo conta que, em meados de 2007, foi quando tudo começou. À época, aos 21 anos, desbravando a Europa, conhecendo países, amigos, estabelecendo laços, começou ir atrás da sua própria história. “Sempre ouvi histórias de família que éramos descendentes de italianos e espanhóis, mas nunca pesquisei a fundo”, conta.

Após ter trocado e-mails com vários lugares, dioceses, paróquias, o jovem chegou à cidade exata na província de Trento onde estaria o começo, ou seja, a raiz que buscava da família Lodron emigrada ao Brasil. “Foi quando viajei da Suíça, onde morei por alguns meses, para a Itália, e, me lembro como se fosse hoje daquela ansiedade em descobrir com mais detalhes e emitir os documentos para a tão sonhada cidadania italiana. Chegando lá, fui muito bem recepcionado pelo sindaco [prefeito local] e o padre responsável pela paróquia onde eu conseguiria emitir os documentos de nascimento e casamento do meu dante causa: Rocco Luigi Lodron di Santantonio”, se recorda.

Para ser reconhecido cidadão italiano, ele conta que trilhou todos os passos necessários, além de “enfrentar a Justiça brasileira” para correção em sua documentação devido a um único documento brasileiro ter um erro em que “determinado cartório se negou a corrigir administrativamente”.

Passado o período, em 2013, Danilo foi reconhecido cidadão italiano, gesto que considera como uma das maiores emoções que pôde sentir em toda sua vida. A importância de ser um cidadão italiano, segundo ele, em primeiro lugar era conhecer as suas origens, as histórias dos seus antepassados a qual é muito grato, e também poder ter livre acesso de moradia, trabalho e estudo em toda união europeia.

 

SERVIÇO
A promoção de ações da cultura italiana não terá custo aos participantes. Já para contratar os serviços da Lodron Cittadinanza Europea basta entrar em contato através do telefone (18) 99158-3553 ou do e-mail danilolodron@gmail.com. Danilo Lodron também está nas redes sociais através do Instagram (@danilolodron) e Facebook (@danilolodron).

 

 

 

 

Publicidade

Veja também