Prudentino se prepara para torneios na Colômbia

PARABADMINTON Atleta do Sesi, Rogério Xavier Júnior ocupa a 1ª colocação no ranking brasileiro e passa a ser um dos integrantes da seleção

Esportes - BRUNO SAIA

Data 07/10/2016
Horário 09:17
 

O atleta prudentino Rogério Xavier Junior, 15 anos, do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Presidente Prudente, foi convocado para participar do 4º Campeonato Pan-Americano de Parabadminton, que ocorre entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro e também do 1º Colômbia Parabadminton Internacional, que começa no dia 4 e termina no dia 9 de dezembro, ambos em Medellín, no país vizinho.

"Eu vou representar não só o Brasil, mas também São Paulo e Prudente e é uma responsabilidade gigante, pois quero fazer bonito para todos vocês", conta o jogador, orgulhoso pela convocação, minutos antes de iniciar o treinamento nas quadras do Sesi, ontem. "A sensação foi muito boa pela minha batalha, sempre buscando manter o foco nos treinos, com muita força e raça", ressalta o obstinado atleta.

Jornal O Imparcial Mayara, treinadora do jovem, diz que se emocionou muito no dia em que saiu a convocação

Rogério ocupa a primeira colocação no ranking brasileiro e, com a convocação, passa a ser um dos integrantes da seleção brasileira da categoria. "Esse ano, participei de três competições nacionais, os resultados me deixaram na liderança e por isso fui convocado", explica.

Segundo ele, a dificuldade será maior a partir de agora. "Todo o planejamento muda muito, pois o nível nacional já é avançado, o do Pan-Americano é um pouco mais, mas o torneio internacional é muito forte", diz Rogério, que está otimista em relação aos seus resultados em ambas as competições. "Minha meta é conseguir medalhas nas duas disputas", revela.

 

Preparo físico e tático

Ainda de acordo com o jogador, o preparo físico é fundamental para um bom desempenho dentro de quadra. "Em primeiro lugar, preciso estar bem preparado fisicamente, pois as partidas podem ser muito desgastantes e, em segundo lugar, tem a questão tática que também é fundamental", analisa. Cada partida de badminton dura em média duas horas e meia e muitas disputas são definidas no tie break.

As despesas da competição serão custeadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton) e o técnico que vai acompanhar o jovem atleta ainda não foi definido. "Estou na expectativa de saber que será o treinador e esse contato com outros profissionais e jogadores será muito importante para aprender técnicas novas", completa.

Mayara Bacarin Bressanin, técnica de badminton do Sesi Prudente e treinadora de Rogério desde seus primeiros passos no esporte, ressalta o bom desempenho do jovem. "Ele se destacou primeiro em competições estaduais, depois nas nacionais e, pouco a pouco foi mostrando seu potencial", conta. "O dia que saiu a convocação eu me emocionei muito e fiquei muito feliz por ele", destaca Mayara, lembrando que os resultados foram surpreendentes. "Não esperávamos que fosse tão depressa", conclui.

 
Publicidade

Veja também