Prudentinos comemoram entrada do caratê nos Jogos

Próxima edição do maior evento esportivo do mundo ocorrerá em 2020, em Tóquio, no Japão, e contará com 6 novas modalidades aprovadas pelo Comitê Internacional

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 24/08/2016
Horário 08:58
 

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminaram no domingo. No entanto, há quem já esteja pensando na próxima edição. Em 2020, o maior evento esportivo mundial será realizado em Tóquio, no Japão, e contará com a inclusão de outras seis modalidades, aprovado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Entre elas, está o caratê. Em Presidente Prudente, os praticantes e professores comemoram e vislumbram um futuro positivo para a modalidade.

Jornal O Imparcial Valéria Kumizaki, um dos grandes nomes do país na modalidade

Luis Otávio Aranha Lacombe, um dos 20 brasileiros graduados em Sétimo Dan, festeja o momento, mas faz um alerta. "Eu pensei que não fosse estar vivo para presenciar a entrada do caratê nas Olimpíadas. Vai ser muito importante a nível esportivo, já que traz mais visibilidade. Em número de praticantes no mundo só perdemos para o futebol. Eu, com mais de 40 anos de carreira, só faço um apelo para os professores, que não esqueçam a essência da nossa arte. O respeito, a disciplina e com base nisso, que o esporte atinja cada vez mais número de praticantes", afirma.

Lacombe diz também que a partir de agora, haverá apoio maior por parte do governo. "Vai ter tudo que as outras modalidades tinham a nível de esporte olímpico. Vai trazer modificações, aperfeiçoamento na condicionamento técnico e físico. Tem que se saber se vai haver alguma mudança com relação à arbitragem", revela. "O caratê brasileiro é muito forte e tem obtido grandes resultados. Temos chances muito grandes de medalha. Tem o Douglas Brose, a prudentina Valéria Kumizaki, e ambos com chances reais de pódio", detalha.

 

Em Prudente

Outro sensei prudentino que vê como positivo a elevação do esporte é Fabrício Canto. "Além da qualidade apresentada, hoje conseguimos implementar uma arte que não apresente agressividade e sim autocontrole e disciplina. Acredito que a inclusão nos Jogos despertará o interesse de muitos jovens, agora com sonho olímpico. Já temos grandes atletas e com os incentivos, não vai demorar para o surgimento de talentos", opina. Além do caratê, farão parte dos Jogos de Tóquio, escalada, surfe, skate, beisebol e softbol.

 
Publicidade

Veja também