Prudentinos têm até 6 de março para sugerir prioridades ao orçamento de 2025

Plataforma pode ser encontrada no site da Prefeitura; cada cidadão tem direito a fazer até cinco indicações em demandas específicas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/02/2024
Horário 18:05
Foto: Mariana Padovan/Secom
Prefeitura disponibilizou plataforma para que população participe da elaboração do orçamento municipal
Prefeitura disponibilizou plataforma para que população participe da elaboração do orçamento municipal

Os munícipes de Presidente Prudente têm mais 10 dias, até 6 de março, para encaminhar sugestões de prioridades a serem incluídas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025, por meio de ferramenta desenvolvida pela Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia) para oportunizar a colaboração popular no desenvolvimento socioeconômico da cidade. 

Até a quinta-feira da próxima semana, os interessados podem acessar o link que está disponível na página oficial da Prefeitura (presidenteprudente.sp.gov.br) e realizarem o procedimento.

Cada cidadão pode sugerir até cinco prioridades em demandas específicas, divididas em questões sociais, econômicas, de infraestrutura e de governança.

Conforme a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), esta é uma oportunidade de contribuir para que o orçamento municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente.

O orçamento é o principal instrumento de planejamento das administrações públicas. Nele, estão contidas todas as receitas e despesas, que são estruturadas na forma de programa de governo.

Já a LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do orçamento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.

Em 2023, o sistema desenvolvido pela Setec registrou 81 sugestões para o orçamento de 2024.

Publicidade

Veja também