Pulseira para suspeitos e casos confirmados de Covid-19

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 12/06/2021
Horário 07:00

Algumas cidades do oeste paulista adotaram pulseiras para identificar pacientes com suspeita ou diagnosticados com a doença. A medida é para coibir a circulação e garantir o isolamento social. Esta semana, a atendente de um posto de combustível do centro de Pirapozinho relatou os desafios da rotina dos trabalhadores deste que é um dos serviços essenciais, classificados desde o início da pandemia. “Só Deus para nos proteger de contaminação com o coronavírus. Esta semana, três pessoas falaram abertamente aqui, no caixa, que estavam com Covid. Fiquei sem reação”, desabafou. Será que não está na hora da adoção da pulseira para casos suspeitos ou confirmados de Covid? Uma medida extrema, mas que, se faz necessária para evitar cenas como esta.

Consciência zero 

Lamentável. O desabafo desta trabalhadora evidencia a falta de consciência de quem recebe um diagnóstico, seja positivo ou mesmo estando com a suspeita da doença, de permanecer em isolamento social. A doença com alta transmissibilidade, a cidade de Pirapozinho está vivendo um caos na saúde pública, no que tange ao combate à Covid-19. Pirapozinho registra 2.418 casos confirmados da doença, 63 mortes pela Covid-19, e no último dia 11, 290 suspeitos com a doença. As denúncias de aglomerações ou de pessoas que não respeitam o isolamento social, conforme determinação médica, podem ser feitas no 0800 771 3541 ou (18) 99648 8329.

Para todo mal, há cura 

O último dia 10 foi de comemoração para colaboradores da saúde e familiares de três pacientes que tiveram alta, depois de uma luta longa e difícil contra a Covid-19, saindo dela totalmente recuperados; As imagens destes pacientes deixando o Pronto Socorro de Pirapozinho circularam pelas redes sociais e são emocionantes.

Investimento para a região 

Na última segunda-feira, dia 7, prefeitos da região participaram da reunião online promovida pelo Unipontal e a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Regional do Estado de São Paulo, com a participação da cônsul geral da República Popular da China em São Paulo, Chen Peijie, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa e com o vice-cônsul geral da Suécia em São Paulo, Peter Johansson. Na oportunidade, foram discutidas as possibilidades de investimento para desenvolvimento econômico regional do oeste paulista.

Visita importante

A Divisão Municipal de Meio Ambiente de Pirapozinho, por meio do seu diretor, Felipe Emanuel dos Santos Moraes, juntamente com o diretor de Obras Públicas, Antônio Carlos Colnago, realizaram uma visita técnica à empresa Transforma Energia em Caiabu. Segundo dados da Divisão de Meio Ambiente, até o momento, foram destinadas para a Transforma Energia, três carretas dos RGV (Resíduos de Grandes Volumes) para processamento (trituração, separação de metais e moagem), testes e análises. E o objetivo é gerar um produto com alto poder calorífico que será utilizado como combustível em caldeiras de biomassa nas indústrias para produção de vapor e energia. Sem dúvida, estes resíduos já estavam se tornado um problema na cidade devido à dificuldade em destiná-los de maneira adequada. E falando em resíduos de grandes volumes, esta semana teve mutirão de coleta no Jardim Alvorada e adjacências.

Doação de cobertores 

A empresa Cocal doou esta semana cobertores para os fundos sociais de solidariedade de Pirapozinho e de Narandiba. Ao todo, foram doados 90 cobertores que beneficiarão famílias carentes das duas cidades.

Drive-Thru Ecológico

Ontem, foi realizado na Praça Manoel Marques Silva, o primeiro Drive-Thru Solidário Ecológico em Pirapozinho. O objetivo da ação foi arrecadar agasalhos e também incentivar o plantio de árvores na cidade, já que cada pessoa que doou agasalho recebeu uma muda de árvore. Bela iniciativa.
 

Publicidade

Veja também