Qual é a sua estratégia para os tempos atuais?

OPINIÃO - Gilson Silvério Polidorio

Data 31/07/2020
Horário 04:21

É provável que nunca tenhamos passado por um tempo tão desafiador quanto os tempos de pandemia causado pela Covid-19. Já estamos cansados do isolamento social e das mudanças bruscas em nossa vida profissional e acadêmica, não é mesmo?
Tem gente que sente mais, outros sentem menos. O que fazer para não apenas sobreviver, mas para viver com qualidade nestes tempos? Talvez a resposta esteja em uma palavra muito comum no mundo dos negócios: estratégia. Ok, esta palavra vem de tempos antigos, do contexto militar, da “arte do general”. Nesta época, o líder (general) precisava aprender a dominar o seu contexto (exército) para seguir adiante vitorioso.
Qual seria a relação disso com o nosso cenário atual? A resposta certamente se relaciona com a maneira pela qual dominamos o nosso contexto como líderes que somos. Sim, todos nós somos líderes em alguma área de nossas vidas, seja ela no âmbito familiar, profissional ou em outra qualquer. Desta forma, o que você tem feito para mudar o seu contexto? 

Vemos tantas pessoas que apenas reclamam que seus negócios não prosperam, mas que nada fazem para mudar essa realidade

Trilhar uma estratégia significa abrir um caminho, talvez inexplorado, ou alterar o seu percurso. Vemos tantas pessoas que apenas reclamam que seus negócios não prosperam, mas que nada fazem para mudar essa realidade. Por exemplo, nunca investiram em algum tipo de publicidade para seus produtos. Mas vejam só: a pandemia só reforçou essa necessidade, principalmente pelos meios sociais e digitais! 
Não nos capacitamos profissionalmente antes da pandemia? O que estamos esperando para fazer isso agora? Quantas oportunidades, até mesmo gratuitas, surgiram nestes tempos? Acreditamos que tudo irá voltar a ser como era antes? Talvez sim, talvez não. Precisamos abrir os olhos e enxergar o futuro ao invés de continuarmos a assumir uma posição estática.
Vale o reforço: estratégia é o caminho que trilhamos para alcançarmos o futuro desejado. Mas, como dizia o filósofo Sêneca, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.


 

Publicidade

Veja também