Qual sua projeção para 2022?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 15/12/2021
Horário 05:00

Neste exato momento, parte do mundo está se preparando para o grande momento de todos nós, isto é, a chegada do final de ano. Seja possível, e isso é normal que o estado de espírito fique totalmente ludibriado pela grande energia acumulada, e até com uma certa impotência, e que as mudanças aconteçam, e assim nosso semblante demonstra em êxtase essa metamorfose. 
O mundo expõe seus desafios e nos convida a ter discernimento daquilo que realmente possa nos favorecer, como seres humanos. A política, seja ela nacional ou internacional, demonstra suas inquietudes, dentro de proporções que possam verdadeiramente contribuir com aquilo que fortaleça suas alianças. 
Na Alemanha, Ângela Merkel se aposentou, depois de 16 anos no poder como chanceler federal. E seja notório que receberão os benefícios de como cidadã alemã pode contribuir com o seu país durante um bom período. No esporte, e ainda comemorando um título inédito, o técnico do Palmeiras deixa na expectativa uma diretoria que aguarda seu posicionamento, isto é, se continua ou não no clube em 2022. No que tange sobre valores salariais, sobre sua permanência, isso praticamente seria uma única justificativa de não poder ficar, o restante, tudo dentro dos combinados com a diretoria. 
E você pode estar me perguntando, e daí? Que momento da política é essa? Que momento do esporte é esse? O que realmente validar daquilo que vejo e leio, daquilo que realmente tenho como meta de vida? E eu te provoco dizendo: Que palco você gostaria de estar em 2022? Suas alianças têm comprometimento com as bases do que realmente pretendes fazer? 
Se partirmos do pressuposto que alguns valores devam e deverão fazer parte de nossas ações, se entendermos e se quisermos que grande parte das coisas aconteça, aliás, mude conforme nossas intenções. Se elencarmos, evidente, partindo de premissas que já elaboramos e nos prontificamos em realizar, atitudes comportamentais poderão ser relevantes e que teremos que ter daqui para frente. Nos reinventarmos, basta? Não basta ser só técnico, pois o mundo nos obriga essa ousadia de mudarmos constantemente.
Então, teremos que ser criativos, corajosos, buscar o pensamento de empreender, ter uma boa comunicação, ter humor, uma autoliderança, saber negociar, ter autenticidade, uma inteligência emocional e relacional, saber persuadir, ter resiliência, sensibilidade, escuta criativa, solucionar problemas e eteceteras, pois acima de tudo isso, vem a cautela, da forma como podermos suportar tudo isso e saber diluir conscientemente a tudo que nos envolve e rodeia. Esse projeto é a longo prazo? Desde quando você vem se preparando?
 

Publicidade

Veja também