Todos sabemos que com o passar da idade, num processo de envelhecimento normal, uma das primeiras alterações que o corpo demonstra é a deficiência nos órgãos do sentido. Especialmente a visão, está relacionada com diminuição. E a mais comum das alterações é a presença da catarata.
E a catarata vai surgindo aos poucos, lentamente e produzindo incapacidade da pessoa enxergar com pouca luz, com perda da visão ou perda parcial da visão, sensibilidade à luz, visão dupla e enxergar halos ao redor das luzes.
O perigo aumenta e muito, particularmente, quando a doença progredir e o idoso morar e ficar sozinho em casa, podendo ocorrer situações graves com quedas e fraturas.
O papel da cuidadora é fundamental na prevenção e proteção do idoso em evitar acidentes. Muitas vezes a cuidadora no dia a dia é a primeira a observar que alguma coisa está acontecendo com o paciente.
Ela começa a observar que o idoso começa a andar diferente, vê que frequentemente se bate nos móveis, no sofá e nas paredes, observa ainda que o mesmo se apoia para não cair, às vezes deixa cair ou derramar copos de água ou sucos, se não muito raro ele se ferir com o próprio talher na refeição e, algumas vezes, observa hematomas pelo corpo.
Situações gravíssimas podem ocorrer, infelizmente com frequência, com quedas chegando a traumatismo de crânio.
Familiares muitas vezes acham estas alterações normais, por serem idosos e serem mais frágeis com o avançar da idade.
O que fazer? E como resolver?
Pela experiência, muitas cuidadoras de idosos conseguem diagnosticar esta situação e transmitem aos familiares que levarão ao médico oftalmologista para uma avaliação e, quando for o caso de catarata, programar a cirurgia.
Cirurgia de catarata hoje em dia é de fácil resolução e rápida recuperação, com anestesia mais suave e no mesmo dia vai retornar para casa.
O paciente precisará de, antes do procedimento, fazer avaliação médica e exames de sangue, raios-X do tórax e eletrocardiograma. Passar depois por um médico anestesista para uma avaliação final das condições clínicas e liberar para cirurgia.
Mas atenção: caso o idoso esteja com níveis alterados da pressão arterial, do colesterol, da glicemia, será necessário um período para controle da normalidade destas condições para segurança e posterior cirurgia.
O cuidado no pós-operatório da cirurgia de catarata será realizado em casa, com os colírios, tendo que evitar atividades físicas, luzes fortes e poeiras para uma recuperação rápida.
Com certeza, após a cirurgia, a visão será restaurada e com alegria de todos que já fizeram o procedimento falarem: como agora consigo ver tudo nítido e bonito! Antes achava que era normal, mas não via com qualidade.