Quando o dinheiro vier fácil, desconfie!

EDITORIAL -

Data 01/11/2020
Horário 04:50

Os estelionatários são ágeis, espertos e sabem usar a lábia para atrair as vítimas. Geralmente, aquelas de meia idade que apresentem certa vulnerabilidade – seja pelo estilo de vida ou, simplesmente, pela ingenuidade dela mesma. Mesmo com as constantes dicas divulgadas sobre os mais diversos tipos de golpes aplicados na atualidade, ainda é comum que as pessoas acreditem nas falsas promessas de dinheiro fácil ofertadas pelos criminosos.

Mas, vale lembrar que dinheiro não cai do céu, e que qualquer história que pareça surreal demais, é motivo para desconfiança. Na semana passada, uma moradora de Presidente Prudente perdeu aproximadamente R$ 33 mil por cair no gole do “Don Juan”. A ação do bandido, que diz morar no exterior, consiste em conquistar a vítima de maneira virtual e, depois de criar o laço de amizade, diz que enviou um presente e que ela precisa pagar quantias para a retirada. O modus operandi lembra muito o “Falso Namorado”, que já fez ao menos quatro vítimas em Prudente – contando apenas as que registraram boletim de ocorrência neste ano.

Outro famoso golpe bastante comum é a do bilhete premiado. Inclusive, na semana anterior uma idosa caiu na conversa de uma estelionatária que a abordou num ponto de ônibus e pediu ajuda para fazer a retirada do montante. Tamanho o risco, que a vítima ainda entrou no carro com três pessoas e seguiu pelas ruas de Prudente. No fim, acabou perdendo o que havia recebido da aposentadoria. Ocorrências desse tipo de golpe chegam quase que semanalmente a este diário, e a orientação das autoridades é sempre a mesma: “desconfie!”. Afinal, ninguém vai distribuir dinheiro para qualquer um, ou entregar presentes caros por correspondência vinda do exterior.

A atenção especial das famílias aos idosos precisa ser redobrada. Porque se mesmo o adulto que está a par das notícias continua sendo vítima, quem dirá os mais velhos? Todo cuidado é pouco!

Publicidade

Veja também