Quaresma: período de desertificação espiritual

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 25/02/2024
Horário 04:03

A desertificação espiritual na Quaresma é o processo de interiorização que fazermos para refletirmos sobre a nossa caminhada de fé. Devido aos nossos pecados, busquemos através de exercícios quaresmais a purificação e conversão de vida. Esse período é oportuno para a reflexão pessoal e oração; através dos mesmos podemos buscar a santidade de vida e nos aproximar de Deus; para vivermos a nossa fé com mais compromisso e responsabilidade. É um período de recolhimento, silêncio e meditação sobre a nossa caminhada de fé. Assim como no deserto a solidão é algo constante. Na Quaresma fazemos o nosso deserto espiritual, por meio da interiorização. Essa interiorização é a meditação pessoal que devemos praticar por meio da escuta da Palavra de Deus para analisar os nossos passos e agir conforme Deus espera de cada um de nós; sendo imagem e semelhança do vosso Filho Nosso Senhor Jesus Cristo. A desertificação espiritual é necessária como forma de nos conhecermos e fazer o nosso encontro pessoal com Cristo que se revela a todo aquele que o busca de coração sincero.
Aumentar o tempo dedicado à oração permite aprofundar a relação pessoal com Nosso Senhor, fortalecer a fé e encontrar orientação para os desafios cotidianos. A oração é a voz da alma que busca uma perfeita união com Deus. Nessa desertificação aprendemos a ter uma constância da oração. 
O processo de conversão na Quaresma não é apenas uma mudança momentânea, reservado a um tempo litúrgico. Mas um convite para uma transformação contínua, a fim de participarmos da vida nova que nos é dada por Jesus Ressuscitado. É uma oportunidade para deixar para trás comportamentos prejudiciais, abraçar as virtudes cristãs e buscar uma vida mais coerente com a fé que professamos.

MINI SERMÃO
A desertificação espiritual é marcada como um período de recolhimento e de reflexão, marcado por um intenso espírito de penitência e de união com o Senhor pela oração. Todo o tempo quaresmal é um caminho que nos leva ao encontro com Cristo, mediante uma revisão de vida, para sermos, de novo, cristãos, mediante um constante processo de mudança interior e de progresso no conhecimento e no amor de Cristo. O silêncio espiritual faz com que nos encontremos com o Senhor; para refletir em nosso interior os nossos erros e buscarmos em Cristo com o coração sincero a conversão de nossos pecados; por esse olhar para si. 
 (Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL:
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h e 19h. 

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre o: "Quaresma ajuda a entrar no deserto interior, em contato com a verdade". 
O papa Francisco nos lembra que as paixões desordenadas e os vícios e podem levar a gente a ser dilacerados interiormente. A Quaresma é um tempo propício à conversão porque convida o povo de Deus a olhar para dentro da vida pessoal, avaliando sua trajetória à luz dos ensinamentos da fé cristã. É um período propício para refletir sobre as escolhas, ações e relacionamentos, promovendo um entendimento mais profundo de como se pode viver de acordo com os valores do Reino de Deus.

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também