Quarteto prudentino encara os Sul-Americanos

No Chile, Mauro Vinícius da Silva, Duda, Bruno Lins, Codó e Liliane Cristina Barbosa Fernandes competem no Estádio Nacional

Esportes - Jean Ramalho

Data 13/03/2014
Horário 08:15
 

Depois de fazer história em Sopot, na Polônia, ao conquistar o bicampeonato mundial indoor no salto em distância, Mauro Vinícius da Silva, Duda, embarcou na manhã de ontem com a delegação brasileira rumo a Santiago, no Chile, onde disputa os Jogos Sul-Americanos. Ao lado dele, outros três atletas nascidos ou radicados em Presidente Prudente encaram as provas do atletismo, que começam hoje e seguem até domingo, no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos. A competição é realizada pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur na sigla em espanhol) e conta com a participação de competidores de 14 países das Américas do Sul e Central – estreou em 7 deste mês.

Jornal O Imparcial Bruno Lins (à esq.) e Codó competem nas provas de velocidade; atletismo termina no domingo

Sob o comando do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os 68 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) prometem dar sequência ao ótimo desempenho apresentado pelo País em Santiago. Até ontem à tarde, a delegação verde-e-amarela ocupava a liderança absoluta no quadro de medalhas, com 104, sendo 47 de ouro, 25 de prata e 32 de bronze. Na segunda colocação, a Argentina somava 22 ouros, 28 pratas e 20 bronzes, em um total de 70 medalhas. Enquanto que a Venezuela contabilizava 65, sendo 21 de ouro, 13 de prata e 31 de bronze.

Atual número dois do ranking da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf na sigla em inglês), com o salto de 8,28 metros que lhe rendeu seu segundo ouro mundial indoor, Duda fará sua estreia no torneio continental apenas amanhã. Na ocasião, o saltador enfrentará 13 oponentes, entre eles o também brasileiro Higor Silva Alves, além do panamenho Irving Saladino, 11º na listagem da Iaaf. O prudentino defende as cores da BM&F/Bovespa e treina em São José do Rio Preto, sob o comando do treinador Aristides de Andrade Junqueira Neto, Tide.

À Assessoria de Imprensa da CBAt, durante sua breve passagem pelo Brasil após a conquista em solo polonês, o saltador comentou sobre o desgaste físico ocasionado pela maratona de competições. Contudo, ainda assim, Duda fez questão de salientar sobre a importância de disputar o torneio chileno. "Estou sem dormir direito há alguns dias, mas tenho de apostar na minha condição técnica. Espero fazer uma boa prova em Santiago", afirmou o atleta em nota.

 

Velozes e vitoriosos


Ainda amanhã, Prudente será representada nas pistas do Estádio Nacional, desta vez com José Carlos Gomes Moreira, Codó. O velocista, que treina na pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), mas compete pela equipe Londrina/Caixa, disputará a semifinal dos 100 m ao lado de outros 13 concorrentes. Caso se classifique, a final está prevista para ocorrer no período noturno.

No sábado, juntamente com o velocista Bruno Lins Tenório de Barros, da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, Codó corre pelo revezamento 4x100 m. Antes, o primeiro entra na pista para disputar a semifinal dos 200 m, prova da qual fechou o último ano na primeira posição do ranking nacional, com 20s24. Caso obtenha o índice, o velocista alagoano radicado na capital da Alta Sorocabana disputará a final no mesmo dia, mas na parte da noite.

 

Toque feminino


O penúltimo dia dos Sul-Americanos reserva também a estreia da prudentina Liliane Cristina Barbosa Fernandes na competição. Valendo a medalha dourada, a atleta da equipe ACA, de São Caetano do Sul, defenderá o País nos 400 m com barreiras, prova que deve ser disputada no sábado. Atualmente, a barreirista figura no terceiro lugar do ranking da prova de acordo com listagem da CBAt, com o tempo de 53s87.
Publicidade

Veja também